A Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, revelou uma série de aprimoramentos nas restrições de conteúdo voltados aos adolescentes usuários das plataformas.
Com uma abordagem que visa proteger esse público menor de 18 anos, a companhia implantou medidas automáticas, restringindo sugestões de conteúdo e incluindo novos filtros sensíveis durante buscas por temas considerados nocivos, como transtornos alimentares e pensamentos suicidas.
De acordo com a gigante das redes sociais, as decisões sobre quais conteúdos considerar inapropriado para os usuários menores de idade são tomadas a partir de consultas a especialistas em psicologia, saúde mental e desenvolvimento adolescente.
As mudanças já estão em distribuição nas redes sociais desde o início deste mês e a expectativa é que alcancem todos os usuários ao longo das próximas semanas.
Detalhes das restrições
A implementação abrange ajustes automáticos nos perfis dos adolescentes, configurando-os para restrições de conteúdo. Enquanto essa configuração já era ativada por padrão para novas contas, agora alcança também os perfis já existentes.
Ferramentas como o “Controle de Conteúdo Sensível” do Instagram e o “Reduzir” do Facebook agora limitam o acesso a publicações e contas potencialmente sensíveis, podendo ser desativados manualmente pelo administrador do perfil.
Adicionalmente, a empresa pretende reduzir a exposição a assuntos delicados e nocivos para os jovens. Mesmo que alguém siga perfis que postem sobre determinados temas, tais conteúdos não serão exibidos para adolescentes no Feed e nos Stories e nos sistemas de busca.
LEIA TAMBÉM
CES 2024: confira os destaques da maior feira de tecnologia do mundo
Zuckerberg está construindo um bunker subterrâneo no Havaí
Restrição e aviso no sistema de busca
No que diz respeito à pesquisa, o Instagram passará a ocultar resultados relacionados a temas como suicídio, automutilação e transtornos alimentares. Ao procurar por palavras-chave associadas a esses assuntos, os adolescentes receberão avisos na tela, oferecendo opções para buscar ajuda sem exibir essas publicações.
Além disso, a rede social enviará alertas frequentes sobre ajustes nas configurações de privacidade para menores de 18 anos, visando tornar a experiência mais privada e reduzir a exposição do perfil para desconhecidos.
Essas alterações incluem opções para controlar marcações em publicações, remixagem de Reels e repostagem de conteúdo.
LEIA MAIS
Proteja-se: 7 práticas para evitar golpes em jogos de apostas