Nesta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde (MS) lança um serviço via WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre as vacinas aplicadas no país e para desmentir informações falsas que circulam sobre a política nacional de imunização.
O assistente virtual, um “chatbot” que simula interações humanas, fornecerá informações sobre horários de funcionamento dos postos de saúde, agendamento de consultas pelo aplicativo ConecteSUS e orientações sobre a importância de atualizar a carteira de vacinação.
Como acessar o serviço
O serviço é gratuito e para acessá-lo, é necessário adicionar o número (61) 9-9381-8399 aos contatos do celular e enviar uma mensagem pelo WhatsApp para esse contato.
Quais informações disponíveis
Ao interagir, o usuário terá a escolha entre cinco opções:
1. Serviços do SUS: informações sobre Cartão SUS, Serviços de Saúde UBS, ConecteSUS e vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde.
2. Vacinação: detalhes sobre as vacinas, seus benefícios e importância. Calendário e locais de vacinas.
3. Fake News: o chatbot poderá desmentir as principais informações falsas que circulam sobre a política nacional de imunização, além disso, o usuário poderá participar de um quiz para testar seus conhecimentos sobre as vacinas.
4. Recebimento de lembretes sobre quando e quais vacinas tomar.
5. Saúde em Ciência: divulgação da iniciativa interministerial voltada para a promoção e fortalecimento das políticas públicas de saúde e a valorização da ciência.
VEJA TAMBÉM
Pesquisadores descobrem que falha no ChatGPT vazava dados pessoais
Quer ter uma casa inteligente? Veja quais dispositivos investir
Mais informações no futuro
Para o próximo ano, está prevista a vacinação anual contra a Covid para crianças de 6 meses a 5 anos e grupos prioritários, e o assistente enviará lembretes sobre esse calendário.
A Meta foi uma das colaboradoras do projeto junto ao Ministério da Saúde. Segundo comunicado no portal do MS, de acordo com informações da pesquisa Opinion Box, o WhatsApp é a aplicação mais prevalente no Brasil, presente em 99% dos dispositivos móveis do país. Sua capacidade de operar em regiões com acesso limitado à internet faz com que o aplicativo seja um aliado para disponibilizar informações confiáveis e conectar indivíduos.
Para Guilherme Horn, Head do WhatsApp para Mercados Estratégico, essa iniciativa é mais um exemplo de como potencializar em grande escala o uso do WhatsApp para conectar a população aos serviços públicos de forma segura, privada e acessível. “Os brasileiros terão no WhatsApp, um aplicativo com familiaridade, um novo canal com informações oficiais sobre as campanhas de vacinação do Ministério da Saúde”, diz.
VEJA MAIS
Rolê de peru com farofa de frutas: saiba como surpreender a todos no Natal