12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Qual a diferença entre digital e digitalizado?

Avanço do mundo digital promoveu mudanças nas formas de armazenar e portar um documento; entenda a diferença entre digital e digitalizado

Apesar da proximidade, os termos não são sinônimos (Foto: Senado Federal)

Dentro de um mundo repleto de tecnologias, muitos termos ainda causam dúvidas, como é o caso de digital e digitalizado. Estes termos comumente aparecem ligados aos formatos de documentos, afinal eles são a mesma coisa? O Tudo EP responde essa dúvida:

LEIA MAIS

Qual iPhone vai receber o iOS 18?

Como fazer a pessoa dançar com Inteligência Artificial?

Qual a diferença entre digital e digitalizado?

Os termos digital e digitalizado não são sinônimos, ou seja, não tem o mesmo significado. Podemos entendê-los da seguinte forma:

  • Documento digital: origem direta no formato digital, há uma versão suportada e armazenada em bancos digitais. O e-Título é um exemplo de nativo digital.
  • Documento digitalizado: origem no mundo físico, precisando passar pelo digitalizador e ocupar um espaço no mundo digital. Versões digitalizadas de documentos podem ser solicitadas para comprovantes em páginas de inscrição para vestibulares, concurso etc.

Essencialmente, como eles são processados de formas distintas, a maior diferença está na presença ou não de um certificado digital para garantir a legitimidade do documento.

- Publicidade -

Enquanto o digital está presente no meio eletrônico, autenticação digital e com criptografia, o digitalizado não tem esses processamentos de segurança, estando vulnerável e mais passivo de sofrer fraudes.

LEIA TAMBÉM

WWDC 2024: Apple anuncia Apple Intelligence, iOS 18 e mais

- Publicidade -
Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress