Sylvio Goulart é um dos expoentes em São Carlos quando o assunto é tecnologia. Não à toa, o professor foi um dos fundadores do ParqTec, primeira incubadora tecnológica da América Latina, iniciada em dezembro de 1984.
Goulart eventualmente faz questão de dizer, inclusive, que o título “Capital da Tecnologia”, foi recebido do ParqTec, com direito a registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Depois, o uso do apelido foi liberado até para o poder público.
E o professor foi uma das presenças recorrentes nos corredores do São Carlos Experience (SCX). Um olhar “de peso” àquilo que foi debatido entre 25 e 29 de outubro, em palestras, painéis, workshops e demais atividades.
“O evento foi muito oportuno. A cidade estava precisando de algo dessa natureza. O último assim foi em 2004, a October Tech, de lá para cá ficamos carentes. Justo no mês da tecnologia, contribuiu para mostrar todo o vigor de São Carlos como verdadeira capital da tecnologia”, avalia Goulart.
Segundo ele, o SCX funcionou como um espelho. “Nós nos vimos coletivamente. A cidade mostrou toda sua força, estrutura magnífica de pessoal extremamente qualificado nas universidades, as agências de inovação presentes, as empresas de vários segmentos O legado é de uma visão coletiva e forte de como estamos”, afirma, acrescentando que nos últimos 70 anos a cidade “montou uma estrutura invejável de ensino e pesquisa, treinamento e capacitação de pessoas”.
Para Goulart, o festival é um sinal do que esperar no futuro. “O futuro é bom, estamos num caminho de ser reconhecidos por investidores, pessoas que vêm trabalhar e estudar aqui As coisas tendem a melhorar. É claro que tem incertezas, mas tem que mirar na frente, em um futuro grandioso para São Carlos.”
O SCX
O São Carlos Experience aconteceu entre 25 e 29 de outubro. O festival foi previamente nomeado como “um evento feito de vários eventos”. Você pode conferir algumas reportagens com momentos marcantes do SCX aqui no portal. E também pode acessar as redes sociais do festival.
O evento, segundo a organização, serviu como uma oportunidade de acesso ao “melhor que se produz no ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de São Carlos”.
As atividades do São Carlos Experience foram pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).