As startups e empresas resolvem alguma dor operacional ou do mercado usando de novas tecnologias ou processos. O mundo das startups envolve sempre empresas com base tecnológica. E, neste sentido, as techs têm ganhado cada vez mais destaque nos negócios que envolvem inovação.
Mas você sabe o que são as techs? O termo em inglês – tech – significa tecnologia. E a tecnologia hoje está cada vez mais aplicada em praticamente todos os setores da economia.
É por isso que geralmente o termo tech vem sendo empregado logo após a palavra que designa o setor da empresa. Por exemplo: foodtech, empresa do setor alimentício com base tecnológica, healthtechs, empresa do setor de saúde com base tecnológica.
LEIA TAMBÉM
Empresas apostam em cibersegurança para reduzir riscos em edifícios inteligentes
Qual o futuro da IA em um cenário pós-pandemia?
O empresário e especialista em inovação, José Eduardo Azarite, explica que as techs têm papel fundamental no universo do empreendedorismo de impacto.
“Quando a empresa emprega tecnologias para entregar seu valor ao mercado ou à sociedade, ela é considerada uma tech. Na área de Educação, por exemplo, muitas startups usam novas tecnologias, como a Inteligência Artificial com ênfase em realidade aumentada e virtual. Independente do segmento existem “techs” que resolvem alguma dor do mercado usando tecnologia digital”.
O Tudo Inovação apresenta algumas áreas em que a techs startups ou empresas buscam soluções a partir de novas tecnologias a serem aplicadas em seus segmentos:
– Agtech ou Agrotech: empresas que utilizam tecnologias a serem aplicadas no campo
– Edtech (Education Tecnology): empresas que buscam soluções em tecnologia educacional
– Fintech: empresas que utilizam tecnologia para desenvolver serviços bancários e financeiros
– Foodtech: empresas que utilizam tecnologia para o segmento alimentício
– Funtech: empresas que buscam soluções para diversão, como no desenvolvimento de games e plataformas musicais
– Healthtech: empresas voltadas às melhorias de serviços e processos da área da Saúde
– HRtechs (Human Resources): empresas voltadas parra profissionais de recursos humanos
– Logtech: empresas que buscam inovação para o setor de logística
Dica do Especialista
Com mais de 30 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento no CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e ex-vice presidente de Ecossistema da Campinas Tech, Associação de Startups de Campinas e Região, José Eduardo Azarite explica que ser empresário e empreendedor diante da tecnologia exige um perfil inovador.
“É preciso ter habilidades que não se aprende na faculdade. Persistência e resiliência são importantes. Tem que estar aberto à colaboração. Tem que gostar de gente. E liderar pessoas é fundamental”.
Azarite é especialista em inovação corporativa, especialista em ecossistemas de inovação, investidor-anjo e co-fundador da Venture Hub, responsável pelo processo de aceleração de centenas de startups. Ele afirma que o empreendedor não pode ter apego com o produto..
“Antigamente o empresário formatava e colocava o produto à venda. Hoje em dia é o contrário. É o que mercado quem dita o que quer e o que vai comprar. Então o empreendedor precisa ter pouco apego ao produto propriamente dito e mais atenção ao mercado e suas dores ou mais precisamente à necessidade específica a ser suprida”, ressalta Azarite.
LEIA MAIS
Tech Recruiter: recrutadores se especializam na busca por profissionais qualificados