A revolução tecnológica impulsionada pela IA (Inteligência Artificial) está ocorrendo em diversos setores. Embora haja vários debates sobre os receios em relação ao uso dessa tecnologia, especialistas na área demonstram que seu impacto pode também ajudar a capacitar as pessoas em diversas áreas, como melhoria da memória, velocidade de cálculo, capacidade de previsão e tomada de decisões mais assertivas.
Segundo Daniela Rus, professora Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a inteligência artificial é uma ferramenta neutra e tudo depende de como ela é aplicada e quanto mais pessoas se envolverem, mais ela se democratiza e mais benefícios pode proporcionar.
LEIA MAIS
ChatGPT: 5 estratégias para turbinar seu engajamento online
Parlamento Europeu aprova normativas sobre Inteligência Artificial
Mihaela van der Schaar, professora de inteligência artificial e medicina da Universidade de Cambridge alerta também que a comunidade de pesquisa tem buscado compreender melhor a tecnologia e trabalha em soluções para mitigar possíveis problemas. Em matéria para o BBC News, as especialistas destacaram três áreas em que a IA já está melhorando a vida das pessoas. Confira!
1. Avanços no diagnóstico e tratamento de doenças
A inteligência artificial, por meio do aprendizado automático (machine learning), tem sido uma poderosa ferramenta no diagnóstico precoce de doenças. Mihaela van der Schaar destaca que a análise de imagens e a identificação de padrões têm permitido a detecção de câncer e outros problemas de saúde com maior precisão.
Além disso, a inteligência artificial auxilia no tratamento ao aprender com diferentes pacientes e suas respostas a medicamentos. Pesquisadores têm utilizado essa tecnologia para prever, com até 24 horas de antecedência, a necessidade de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI), melhorando a eficiência do sistema de saúde.
Um exemplo concreto desse avanço é o estudo Colo-Detect realizado no Reino Unido, em que a inteligência artificial foi utilizada para detectar o câncer de intestino. Um paciente participante do estudo teve a doença identificada pela IA durante uma colonoscopia, permitindo um tratamento adequado e remissão da doença.
2. Navegação e oportunidades de mercado
A inteligência artificial já está presente em aplicativos de navegação como o Google Maps e o Waze. Essas plataformas utilizam algoritmos de IA para fornecer estatísticas e previsões de rotas com base em informações de tráfego, otimizando o deslocamento dos usuários. No Google Maps, por exemplo, o sistema aprendeu a ler nomes de ruas e endereços de mais de 1 bilhão de imagens do Street View.
Outro aspecto é a utilização da IA no mercado de trabalho, fornecendo insights valiosos sobre os clientes nas redes sociais e auxiliando na gestão da cadeia de suprimentos. Daniela Rus ressalta que a automação de tarefas rotineiras permite que as máquinas assumam essas responsabilidades, liberando os humanos para se concentrarem em atividades cognitivas, como o pensamento crítico e a criatividade.
3. Tradução de idiomas
O Google Tradutor é um exemplo popular de como a inteligência artificial tem facilitado a comunicação entre diferentes idiomas. Essa tecnologia utiliza modelos de linguagem extensivos e processamento de linguagem natural para compreender e traduzir textos.
A IA é treinada com uma enorme quantidade de dados, permitindo que ela reconheça padrões e organize as palavras de maneira coerente. Dessa forma, a tradução de textos torna-se mais precisa e eficiente, ajudando as pessoas a se comunicarem em diferentes idiomas.
LEIA TAMBÉM