As três principais operadoras do Brasil estariam debatendo o fim do acesso ilimitado do Whatsapp. Além do aplicativo de conversas, a TIM, Claro e Vivo também costumam oferecer pacotes que incluem essa liberação para o Twitter, Instagram, Facebook, Waze, entre outros
Por muitos anos, o serviço impulsionou a venda de planos de celular no país. De acordo com dados de pesquisa realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), 62% das pessoas acessam a internet apenas pelo celular, em que trocar mensagens pelo WhatsApp é o principal uso no país.
Normalmente, as operadoras costumam vender pacotes de dados com um limite de consumo. Mas, a partir de um acordo com empresas de tecnologia, elas acabam excluindo certos aplicativos da contagem de dados consumidos.
LEIA TAMBÉM
Google lança easter egg secreto do filme da Barbie
Novos emojis podem ser lançados em celular e computadores
Em um evento de inovação em telecomunicações realizado em junho, o presidente da Claro, José Félix, chamou essa estratégia de um “erro”, mas que “não há nada que não possa ser consertado”. A operadora oferece WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook ilimitados, variando para cada plano.
A TIM também estaria reavaliando a situação. O diretor de receitas, Fábio Avellar, disse ao Broadcast, do Estadão, que ter um tráfego não remunerado sempre gera prejuízo. Além disso, para ele, a empresa precisa verificar se a estratégia atrai clientes o suficiente para bancar os custos.
Atualmente, a operadora oferece acesso ilimitado ao WhatsApp e Deezer, sem descontar da franquia de internet nos planos pré-pagos. Nos planos pós-pagos, outros aplicativos são inclusos, como Instagram, Facebook e Twitter.
Por fim, Alex Salgado, vice-presidente de negócios da Vivo, segue o mesmo pensamento de Avellar em relação ao retorno dado pelo WhatsApp ilimitado e outros serviços. Ele ainda acha que ter tráfegos não remunerados sempre será um prejuízo para a empresa.
“Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede”, disse ao Broadcast.
A operadora é a que menos oferece pacotes com acesso ilimitado, em que dá o acesso somente para o WhatsApp na maioria dos planos, incluindo o Waze em alguns casos.
LEIA MAIS
Caixa começa a pagar abono salarial para nascidos em novembro e dezembro