13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

WhatsApp ilimitado vai acabar? Operadoras revisam estratégia

TIM, Claro e Vivo costumam oferecer pacotes de acesso livre para este e outros aplicativos, como Facebook, Twitter e Instagram

As três principais operadoras do Brasil estariam debatendo o fim do acesso ilimitado do Whatsapp. Além do aplicativo de conversas, a TIM, Claro e Vivo também costumam oferecer pacotes que incluem essa liberação para o Twitter, Instagram, Facebook, Waze, entre outros

Por muitos anos, o serviço impulsionou a venda de planos de celular no país. De acordo com dados de pesquisa realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), 62% das pessoas acessam a internet apenas pelo celular, em que trocar mensagens pelo WhatsApp é o principal uso no país.

Normalmente, as operadoras costumam vender pacotes de dados com um limite de consumo. Mas, a partir de um acordo com empresas de tecnologia, elas acabam excluindo certos aplicativos da contagem de dados consumidos. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Google lança easter egg secreto do filme da Barbie 

- Publicidade -

Novos emojis podem ser lançados em celular e computadores 




Em um evento de inovação em telecomunicações realizado em junho, o presidente da Claro, José Félix, chamou essa estratégia de um “erro”, mas que “não há nada que não possa ser consertado”. A operadora oferece WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook ilimitados, variando para cada plano.

A TIM também estaria reavaliando a situação. O diretor de receitas, Fábio Avellar, disse ao Broadcast, do Estadão, que ter um tráfego não remunerado sempre gera prejuízo. Além disso, para ele, a empresa precisa verificar se a estratégia atrai clientes o suficiente para bancar os custos.

Atualmente, a operadora oferece acesso ilimitado ao WhatsApp e Deezer, sem descontar da franquia de internet nos planos pré-pagos. Nos planos pós-pagos, outros aplicativos são inclusos, como Instagram, Facebook e Twitter.

- Publicidade -

Por fim, Alex Salgado, vice-presidente de negócios da Vivo, segue o mesmo pensamento de Avellar em relação ao retorno dado pelo WhatsApp ilimitado e outros serviços. Ele ainda acha que ter tráfegos não remunerados sempre será um prejuízo para a empresa.

“Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede”, disse ao Broadcast.

A operadora é a que menos oferece pacotes com acesso ilimitado, em que dá o acesso somente para o WhatsApp na maioria dos planos, incluindo o Waze em alguns casos.
 

 

LEIA MAIS 

Caixa começa a pagar abono salarial para nascidos em novembro e dezembro

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress