Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido, na manhã desta segunda-feira (13), em uma tentativa de atentado à Escola Estadual Professor Antônio Sproesser, em Monte Mor. De acordo com a SSP-SP (secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), um artefato chegou a explodir no vaso sanitário, mas ninguém ficou ferido.
O jovem usava roupas pretas e uma braçadeira com a suástica nazista. Ele também portava uma machadinha, além de bombas caseiras. Na casa dele, também foram apreendidos material sobre o nazismo e uma arma de airsoft.
O computador dele foi apreendido e vai passar por perícia e o veículo usado no crime também foi localizado pela Polícia Militar. A escola foi periciada e as aulas suspensas. O policiamento no entorno da unidade foi intensificado. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Monte Mor.
VIU ESSA
Estados Unidos pedem para cidadãos deixarem a Rússia imediatamente
Bombeiros acham corpos desaparecidos após naufrágio do dia 5 na Baía da Guanabara
Também foi encontrada uma carta, escrita pelo adolescente, em que ele confirma o planejamento do ataque. O texto, que continha símbolos nazistas, foi encontrado pelas equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Monte Mor, na casa dele, na região central da cidade. O conteúdo não detalha a motivação do ataque.
De acordo com a GCM, o jovem foi encontrado a cerca de três quarteirões da escola, depois que as equipes foram informadas sobre explosões no local.
“As viaturas conseguiram levantar o endereço. Ele é morador aqui do Centro. Por lá, foi localizada uma carta com símbolos nazistas. Nessa carta, consta que ele estava com o desejo de atacar exclusivamente essa escola. Não sabemos o motivo ainda. Foram encontrados também um réplica de fuzil e livros com referências nazistas”, detalhou à EPTV o inspetor da GCM, Denival Santana.
O advogado de defesa da família do jovem afirma que o adolescente já estudou na escola, mas o ano não foi informado.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a Prefeitura de Monte Mor confirmou a tentativa de ataque, informando que na manhã desta segunda-feira a Guarda Civil Municipal de Monte Mor foi acionada pela equipe gestora da E.E Prof. Antonio Sproesser, no Jardim Bela Vista, por conta de um indivíduo que atacou a unidade de ensino com o uso de explosivos.
“As equipes de segurança se dirigiram ao local e capturaram o rapaz, que aparentemente é menor de idade. Com ele foi encontrado também um coquetel molotov. Ele trajava roupas com símbolos nazistas. Na ação, não houve feridos e nem danos significativos à estrutura da escola. Os alunos já foram dispensados das aulas. A escola também ficará fechada no período da tarde”, informa em nota.
A Prefeitura cita que o ocorrido foi um ato isolado e “tranquiliza todas as famílias, pais e responsáveis, de alunos da rede municipal de ensino e repudia, de forma veemente, todo e qualquer ato de violência”.
O QUE DIZ O ESTADO
Em nota, a Seduc (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) também lamentou o ocorrido e ressaltou que não houve nenhum ferido.
“A Diretoria de Ensino de Capivari e a unidade escolar estão à disposição das autoridades para auxiliar na investigação. A segurança da unidade será reforçada com o apoio da ronda escolar”, afirmou a Pasta em nota.
Segundo a Seduc, a unidade escolar é compartilhada com o município, sendo que as aulas da rede estadual ocorrem no período da tarde e noite. As aulas para a rede estadual deverão ocorrer normalmente após a perícia ser realizada.
“O caso está sendo registrado na Plataforma Conviva (Placon) e também no boletim de ocorrência. A equipe gestora da escola segue à disposição da comunidade escolar”, completou em nota. (Com informações do acidade on Campinas)
LEIA TAMBÉM
Conheça as opções de sebo em São Paulo após a falência da Livraria Cultura