Andradas, no Sul de Minas, registrou o maior crescimento da região sul mineira em 2022 através do VAF (Valor Adicionado Fiscal). O índice é o principal critério para a definição da cota-parte que os municípios recebem através dos repasses de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) do governo estadual.
O resultado obtido por Andradas é de 28,71%, o que a posiciona acima das cidades sul mineiras. O motivo do crescimento, segundo a Prefeitura, foi o aquecimento expressivo no comércio e na produção agropecuária.
LEIA TAMBÉM
Cambuí deve ter zona azul ainda no primeiro semestre de 2023
Vacinação contra Meningite continua em Pouso Alegre
Segundo a prefeita Margot Pioli (Cidadania) o aumento tem extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. “Ficamos muito felizes com o resultado, uma vez que esse crescimento significativo deixa claro que cuidando do VAF, Andradas cuida também da sua participação no recebimento de ICMS repassado pelo Estado de Minas Gerais. E, quanto maior for o repasse recebido pelo município, maior será o retorno e a oferta em saúde, educação, investimentos e prestação de serviços à população andradense”, destaca.
PRÉVIA DO IBGE
Na contramão de diversas cidades sul mineiras que registraram redução da população na prévia do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Andradas teve aumento de 3,2 mil habitantes na comparação entre o Censo 2010 e 2022.
Segundo os dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro do ano passado, o município possui atualmente 40,5 mil habitantes. No último censo realizado em 2010, o município possuía 37,3 mil habitantes.
LEIA MAIS