Interditado desde o dia 21 de janeiro, o trecho da BR-459, em Senador José Bento (MG), piorou com as chuvas das últimas semanas. Uma cratera se abriu no local e as imagens foram registradas nesta segunda-feira (13).
A Concessionária de Rodovias do Sul de Minas iniciou os trabalhos de manutenção das rodovias da região no dia 6 de março. Entretanto, a situação no trecho em Senador José Bento, interditado há mais de 50 dias, ainda não terá uma solução. Em nota, a concessionária informou que fará levantamento da situação no local, para a elaboração de um projeto e, então, solucionar o problema.
A BR-459 é o principal acesso do Sul de Minas ao Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Sobre a cratera registrada, a empresa afirmou que “as ocorrências registradas no trecho de serra durante o período chuvoso são anteriores ao início da concessão”.
O trecho continuará interditado,mas a empresa informou que pediu atendimento prioritário e emergencial para os trabalhos no local. Confira a nota.
LEIA TAMBÉM
Trecho da BR-459 em Senador José Bento continuará interditado até estudo
VÍDEO: Jipeiros furam bloqueio na BR interditada em Senador José Bento
“As ocorrências registradas no trecho de serra durante o período chuvoso, são anteriores ao início da concessão. Com isso, o poder concedente solicitou atendimento prioritário e emergencial, por se tratar de um fator extraordinário. De imediato, tendo em vista a segurança dos usuários, é necessário manter a interdição e aprimorar a sinalização na área. Em paralelo a isso, a concessionária iniciou plano de trabalho que inclui levantamentos necessários para o exato diagnóstico das ocorrências e a elaboração do projeto de solução. Esta elaboração inclui levantamentos técnicos das condições de estabilidade do solo, drenagem necessária no local e outros detalhes, além da concepção da solução estrutural de correção e estabilização do local. A partir desse projeto será possível definir cronograma e executar as obras de correção”.
As obras na BR-459, de Pouso Alegre sentido Poços de Caldas, serão apenas em outros pontos que precisam de recuperação, antes do projeto.
Confira a programação da operação pare e siga divulgada pela empresa nesta segunda-feira (13)
13/03/2023 Entre o km 20,4 e km 21,1 pista sentido Pouso Alegre
14/03/2023 Entre o km 23,5 e km 23,8 em ambos os sentidos
15/03/2023 Entre o km 25,5 e km 26,1 pista sentido Borda da Mata
16/03/2023 Entre o km 26,4 e km 27,1 – pista sentido Borda da Mata
17/03/2023 Entre o km 27,1 e km 27,8 perímetro Urbano de Borda da Mata
18/03/2023 Entre o km 28,4 e km 29 perímetro Urbano de Borda da Mata
LEIA MAIS
Obras de recuperação ainda não começaram na BR-459 em Senador José Bento