No Sul de Minas, a Prefeitura de Carmo do Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Saúde continua a campanha de vacinação contra a Meningite. Segundo a pasta, as vacinas são destinadas a adolescentes com idades entre 15 e 16 anos, profissionais de saúde, crianças acima de 12 meses e pessoas portadoras de HIV.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a imunização é contra a Meningite Meningocócica. Esse tipo de infecção da membrana que envolve o cérebro é considerada uma das formas mais graves da doença e, em casos extremos, pode levar à morte em menos de 24 horas.
LEIA TAMBÉM
STJD decide que Mineiro começa neste sábado, mas sem Ipatinga
São José do Alegre: briga em família por traição termina com sogra e nora presas
Dados da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) apontam que, entre 2017 e abril de 2022, foram registrados 4.204 casos de meningites (todos os tipos), com 503 óbitos.
PÚBLICO-ALVO E LOCAL DE VACINAÇÃO
Em Carmo do Rio Claro, a vacinação estará disponível gratuitamente, até 22 de fevereiro, para:
1° dose: adolescentes de 15 a 16 anos e profissionais de saúde.
1° dose de reforço: adolescentes e adultos que vivem com HIV/AIDS e que tenham tomado a última dose há mais de cinco anos.
1° dose de reforço: crianças de 12 meses ou mais em substituição a esquemas iniciados com a vacina meningocócica C Conjugada.
A aplicação das doses ocorre na sala de vacinação da Clínica Risoleta Neves, das 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O endereço é rua Capitão João Evaristo, 722, no bairro Jardim América. Informações pelo telefone (35) 3561 2168.
PREVENÇÃO
Entre as medidas de prevenção da doença, a SES-MG destaca:
. Manter o cartão de vacinas atualizado;
. Evitar locais com aglomeração de pessoas;
. Deixar os ambientes ventilados, se possível ensolarados, principalmente, salas de aula, locais de trabalho e veículos do transporte coletivo;
. Não compartilhar objetos de uso pessoal;
. Reforçar os hábitos de higiene, lavando as mãos com frequência, especialmente antes das refeições;
TIPOS DE MENINGITES
Segundo a SES-MG, as meningites se dividem em:
– Bacteriana
Tratamento: antibioticoterapia em ambiente hospitalar. Recomenda-se ainda o tratamento de suporte, como reposição de líquidos e cuidadosa assistência.
– Viral
Tratamento: paciente é internado e monitorado quanto a sinais de maior gravidade, e se recupera espontaneamente. Porém alguns vírus, como o herpesvírus, podem provocar meningite com necessidade de uso de antiviral específico.
– Fúngica
Tratamento: é mais longo, com altas e prolongadas dosagens de medicação antifúngica, escolhida de acordo com o fungo identificado no organismo do paciente.
– Parasitária
Tratamento: tanto o medicamento contra a infecção como as medicações para alívio dos sintomas são administrados por equipe médica em paciente internado.
LEIA MAIS
Em Monte Santo de Minas, polícia prende pai que matou e ateou fogo na filha de 5 anos