Um ciclone extratropical poderá influenciar o clima no litoral de São Paulo a partir desta terça-feira (11). Segundo os meteorologistas, há chances de vento intenso no Estado. A previsão aponta que a semana começará com clima seco, mas poderá seguir com temperaturas frias.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região deve ser influenciada também pelo fenômeno climático El Niño, com manhãs frias e tardes quentes. Nesta segunda-feira (10), é esperado uma mínima de 13° e máxima de 26°.
Na terça-feira (11), deverá haver predominância de calor, com mínima em 15° e máxima de 28°C. O dia continua sem chuvas durante a quarta-feira (12), segundo o Inmet. O clima muda na quinta-feira (13), com temperaturas entre 13°C e 24°C, com chances de pancadas de chuvas isoladas.
LEIA TAMBÉM
Pernambuco decreta emergência por causa das chuvas
Campanha pede para que Moser siga no comando dos Esportes
Na sexta-feira (14), a previsão do clima é de um dia ensolarado, com mínima de 8° e máxima de 19°.
O QUE PROVOCA UM CICLONE EXTRATROPICAL
Um ciclone extratropical é caracterizado por uma área de baixa pressão atmosférica, onde os ventos giram num círculo completo, no sentido horário no Hemisfério Sul. Esse fenômeno climático é causado por grandes contrastes de temperatura.
Dessa forma, quanto mais baixa a pressão atmosférica, mais intensos são os ventos e maior é o potencial para formação de nuvens carregadas, que podem provocar fortes chuvas. O surgimento de um ciclone extratropical, próximo do continente, é capaz de causar grandes acumulados de chuva, que levam a enchentes, encharcamento do solo e deslizamentos de terra.
O Climatempo explica que estes sistemas meteorológicos são comuns na costa do sul do sudeste do Brasil, e costumam estar associados a uma frente fria. Apesar de poderem se formar em qualquer época do ano, são mais frequentes nos meses de outono e inverno.
LEIA MAIS