14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Ciclone extratropical deve chegar ao litoral de São Paulo nesta terça

Semana, no Estado de São Paulo, começa com clima seco, com promessas de dias gelados

 

Um ciclone extratropical poderá influenciar o clima no litoral de São Paulo a partir desta terça-feira (11). Segundo os meteorologistas, há chances de vento intenso no Estado. A previsão aponta que a semana começará com clima seco, mas poderá seguir com temperaturas frias. 

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região deve ser influenciada também pelo fenômeno climático El Niño, com manhãs frias e tardes quentes. Nesta segunda-feira (10), é esperado uma mínima de 13° e máxima de 26°. 

Na terça-feira (11), deverá haver predominância de calor, com mínima em 15° e máxima de 28°C. O dia continua sem chuvas durante a quarta-feira (12), segundo o Inmet. O clima muda na quinta-feira (13), com temperaturas entre 13°C e 24°C, com chances de pancadas de chuvas isoladas.  

  

LEIA TAMBÉM 
 
Pernambuco decreta emergência por causa das chuvas 

Campanha pede para que Moser siga no comando dos Esportes  

- Publicidade -

Na sexta-feira (14), a previsão do clima é de um dia ensolarado, com mínima de 8° e máxima de 19°. 

O QUE PROVOCA UM CICLONE EXTRATROPICAL 

- Publicidade -

Um ciclone extratropical é caracterizado por uma área de baixa pressão atmosférica, onde os ventos giram num círculo completo, no sentido horário no Hemisfério Sul. Esse fenômeno climático é causado por grandes contrastes de temperatura. 

Dessa forma, quanto mais baixa a pressão atmosférica, mais intensos são os ventos e maior é o potencial para formação de nuvens carregadas, que podem provocar fortes chuvas. O surgimento de um ciclone extratropical, próximo do continente, é capaz de causar grandes acumulados de chuva, que levam a enchentes, encharcamento do solo e deslizamentos de terra. 

O Climatempo explica que estes sistemas meteorológicos são comuns na costa do sul do sudeste do Brasil, e costumam estar associados a uma frente fria. Apesar de poderem se formar em qualquer época do ano, são mais frequentes nos meses de outono e inverno. 

 

LEIA MAIS 

Ciclone extratropical ou tropical? Confira a diferença

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress