O ciclone extratropical que derrubou as temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil está se afastando do continente. Nesta semana, o fenômeno deixou, ao menos, três mortos e produziu ventos de até 160 km/h. Além disso, houve registro de estragos significativos nas duas regiões brasileiras, principalmente no litoral. De acordo com o Metsul Meteorologia, nas primeiras horas desta sexta-feira (14), o ciclone já estava sobre o mar.
No Sul do país, a previsão é de ventos mais fracos e moderados. A empresa alerta para rajadas esporádicas e menos intensas do que as registradas nesta quinta-feira (13). Já em São Paulo e costa do Rio de Janeiro, os ventos fortes devem permanecer hoje e em boa parte do sábado (15).
De acordo com o Climatempo, até o final do sábado, o vento deve perder a força em todas as regiões sob influência do ciclone extratropical.
LEIA TAMBÉM
Ciclone extratropical deve atingir o Sudeste nesta quinta
Fotógrafo encontra gafanhoto rosa no País de Gales
QUEDA NA TEMPERATURA EM SÃO PAULO
Embora o ciclone esteja se afastando do Brasil, meteorologistas preveem que uma massa de ar polar deve derrubar a temperatura. Para o Climatempo, esta sexta-feira pode ser o dia mais frio do ano em São Paulo.
A capital deve ter sol, mas a temperatura máxima é de 17ºC e a mínima, de 9ºC. No sábado, 15, fica entre 8ºC e 20ºC. No domingo (16), esquenta um pouco, com mínima de 10ºC e máxima de 24ºC, mas chove à tarde.
No interior de São Paulo, deve chover em Araraquara nesta sexta, com mínima de 13ºC e máxima de 24ºC – condições atípicas na região. Em Bauru, a mínima será de 8ºC no sábado, com máxima de 25ºC, e chove no domingo. São José do Rio Preto terá mínima de 10ºC e máxima de 27ºC no fim de semana, assim como Ribeirão Preto.
No litoral, além do alerta para ventania, ressaca e ondas de mais de 4 metros, a temperatura também cai. Santos terá mínima de 12ºC e máxima de 25ºC no fim de semana e chuva nesta sexta. Em Ubatuba, no litoral norte, chove sexta e sábado e a temperatura fica entre 12ºC e 26ºC.
ALERTAS NO SUL DO BRASIL
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a agitação do mar, que deve continuar ainda em função do ciclone. Para o órgão, o risco de ressaca foi classificado como moderado e alto.
Segundo o Climatempo, há previsão para que outros dois ciclones atinjam o sul do país nos dias 19 ou 20 e 26 de julho.
LEIA MAIS
App cria fotos que te deixam mais velho com Inteligência Artificial