14 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Como fica o tempo com o fim do El Niño e chegada da La Niña?

Confira qual a previsão do Inmet para as temperaturas durante este período em que um fenômeno dá lugar ao outro

prédio, estrutura, fachada, inmet
La Niña deve chegar no começo de julho (Foto: Agência Brasil)

O fim do mês de junho se aproxima e, junto dele, o El Niño também chega ao final. Há quase um ano, esse fenômeno influencia no clima das regiões brasileiras, caracterizando a chegada de graves ou moderadas secas.

No entanto, o adeus ao El Niño será seguido pela chegada da La Niña. Os brasileiros já podem ficar alertas para mudanças significativas. Confira:

LEIA MAIS

Qual é mais frio: La Niña ou El Niño?

Quando foi o último terremoto no Peru?

Como fica o tempo com o fim do El Niño e chegada da La Niña?

Segundo as previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chegada da La Niña estará marcada pela ocorrência de chuvas. Ainda que com dinâmicas diferentes em cada região, em geral, as pancadas podem chegar ou ultrapassar a casa dos 40mm.

- Publicidade -

Para Região Norte, é esperado que as chuvas atinjam volumes de 40mm, exceto na faixa leste, onde poderão ultrapassar os 60mm. A faixa leste da Região Nordeste seguirá a mesma dinâmica, mas no interior dela é esperado um clima quente e seco.

Enquanto isso, na ponta oposta do território, a Região Sul também recebe pancadas d’água. Neste caso, a distribuição estará concentrada nos estados de Santa Catarina e do Paraná.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Mulheres são maioria nos casos de violência contra idosos

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress