O fim do mês de junho se aproxima e, junto dele, o El Niño também chega ao final. Há quase um ano, esse fenômeno influencia no clima das regiões brasileiras, caracterizando a chegada de graves ou moderadas secas.
No entanto, o adeus ao El Niño será seguido pela chegada da La Niña. Os brasileiros já podem ficar alertas para mudanças significativas. Confira:
LEIA MAIS
Qual é mais frio: La Niña ou El Niño?
Quando foi o último terremoto no Peru?
Como fica o tempo com o fim do El Niño e chegada da La Niña?
Segundo as previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chegada da La Niña estará marcada pela ocorrência de chuvas. Ainda que com dinâmicas diferentes em cada região, em geral, as pancadas podem chegar ou ultrapassar a casa dos 40mm.
Para Região Norte, é esperado que as chuvas atinjam volumes de 40mm, exceto na faixa leste, onde poderão ultrapassar os 60mm. A faixa leste da Região Nordeste seguirá a mesma dinâmica, mas no interior dela é esperado um clima quente e seco.
Enquanto isso, na ponta oposta do território, a Região Sul também recebe pancadas d’água. Neste caso, a distribuição estará concentrada nos estados de Santa Catarina e do Paraná.
LEIA TAMBÉM