Os parlamentares do Congresso Nacional pretendem apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta de criação de um auxílio emergencial destinado às pessoas atingidas pelas enchentes no RS. O tema foi discutido em uma reunião realizada nesta terça-feira (7).
“Além do apoio do governo para recuperar a infraestrutura, precisamos ajudar as pessoas. De imediato, um auxílio emergencial para todas as vítimas, que estão perdendo tudo”, declarou o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, a maior do Congresso.
Como receber o “auxílio enchentes” no RS?
Ainda não há informações sobre como será possível receber o “auxílio enchentes”. Porém, segundo Sávio, o benefício deve seguir os mesmo moldes do auxílio emergencial que foi pago à população durante a pandemia de Covid-19.
LEIA TAMBÉM
Onde fica o órgão emissor no RG?
Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá estão juntos após liberdade condicional?
“Já estamos sinalizando que queremos que o presidente mande um auxílio emergencial e também um auxílio às empresas nos moldes do que foi feito na pandemia de Covid-19”, disse ele.
Ainda segundo o parlamentar, a aprovação do decreto deve retirar da meta fiscal os gastos para mitigar os efeitos das enchentes no estado, com o objetivo de facilitar a medida.
Por que o governo Lula recusou ajuda do Uruguai?
O governo Lula decidiu dispensar a oferta de ajuda que foi oferecida pelo Uruguai a fim de auxiliar no resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O apoio havia sido solicitado às autoridades uruguaias por Eduardo Leite, governador do estado, no último sábado (4).
A ajuda incluía duas lanchas motorizadas e tripuladas, dois drones com operadores uruguaios e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules. A aeronave seria utilizada para transportar as lanchas para as regiões afetadas pelas fortes chuvas, além do carregamento de doações humanitárias arrecadadas no Uruguai. (Leia a matéria completa)
LEIA MAIS