O governo Lula decidiu dispensar a oferta de ajuda que foi oferecida pelo Uruguai a fim de auxiliar no resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O apoio havia sido solicitado às autoridades uruguaias por Eduardo Leite, governador do estado, no último sábado (4).
A ajuda incluía duas lanchas motorizadas e tripuladas, dois drones com operadores uruguaios e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules. A aeronave seria utilizada para transportar as lanchas para as regiões afetadas pelas fortes chuvas, além do carregamento de doações humanitárias arrecadadas no Uruguai.
Por que o governo Lula recusou ajuda do Uruguai?
De acordo com o Ministério da Defesa, o governo Lula recusou a oferta de ajuda do Uruguai por causa de restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre (RS). Além disso, a pasta afirmou que o Brasil possui uma aeronave KC-390 que atende às necessidades de transporte, uma vez que é capaz de pousar em pistas menores e transportar cargas maiores.
LEIA TAMBÉM
Quem preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral)?
Por que ovos marrons são mais caros do que ovos brancos?
“Recebemos a informação extraoficial de que o comando [operacional] no Rio Grande do Sul achou que não era necessário”, disse José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do governo do Rio Grande do Sul, ao jornal Folha de S. Paulo.
Por sua vez, a Argentina também ofereceu apoio ao país. Para o ajudar a população gaúcha, o Ministério das Relações Exteriores argentino disponibilizou uma brigada de 20 militares e cães, especialistas em logística, um avião para transporte de pessoas ou cargas, três helicópteros para retirada de pessoas de áreas afetadas, uma equipe móvel de saúde, mergulhadores táticos, engenheiros de barco e pastilhas de purificação de água.
LEIA MAIS