Com diversos vazamentos de dados e golpes que vêm ocorrendo na internet, é necessário ficar atento para proteger suas informações pessoais. No caso do CPF, há algumas formas de saber se o seu documento está sendo utilizado sem consentimento por outras pessoas.
Veja 3 formas de saber se o seu CPF está sendo usado por alguém:
1. Registrato
O Registrato é uma plataforma gratuita do Banco Central, que permite que os usuários possam verificar contas bancárias associadas ao CPF. Com ele, também é possível conferir se há movimentações desconhecidas, o que pode ser um sinal de fraude.
Para fazer a consulta do seu documento, é necessário apenas se cadastrar no site (clique aqui) ou aplicativo. Em seguida, basta acessar o Registrato e informar o código PIN gerado para conseguir acessar um relatório que mostre todas as instituições financeiras vinculadas ao seu documento. Assim, é possível saber se o seu CPF está sendo usado por alguém.
LEIA TAMBÉM
Qual o significado dos animais para uma entrevista de emprego?
Polícia Federal prende Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF
2. Serasa Consumidor
Outra forma de consultar o seu CPF é usando a ferramenta do Serasa Consumidor, que permite que o usuário verifique se está com nome sujo. Acessando a plataforma (clique aqui), basta cadastrar os seus dados pessoais e checar se há alguma dívida em aberto.
Se houver algum débito desconhecido, pode ser que os seus dados tenham sido utilizados por outra pessoa.
3. SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)
Por fim, também é possível saber se o seu CPF está sendo usado por alguém consultando se o seu nome está vinculado a dívidas no SCPC. A pesquisa pode ser feita por meio do site do Boa Vista Consumidor Positivo (clique aqui). É necessário preencher um cadastro com dados de identificação e verificar se existem pendências no seu nome.
LEIA MAIS