Nesta segunda-feira (19), os brasileiros serão presenteados com uma Superlua Azul. O fenômeno acontece a cada dois anos quando a Lua está em fase cheia e coincidindo com o perigeu, período em que ela chega mais perto da Terra. Com isso, o satélite parecerá maior e mais brilhante.
Como ver a Superlua Azul hoje?
Não será preciso nenhum tipo de equipamento para observar a Superlua Azul desta segunda. Mas especialistas alertam que a observação deve ser feita em locais livres de nebulosidade.
A previsão é que a Lua Azul surja no céu por volta das 15h25 (horário de Brasília). Porém, o melhor momento de visualização será ao anoitecer.
LEIA TAMBÉM
O que Faustão falou sobre Silvio Santos no Fantástico?
Quando o gabarito do CNU será divulgado?
Entenda o nome
Ainda que o nome do fenômeno seja “Lua Azul”, na verdade, ele é uma referência à segunda lua cheia do mês, evento que acontece a cada dois anos. Ainda assim, o satélite realmente pareceu ter a coloração azulada em dois momentos do passado, em 1883 e 1951.
A primeira vez em que a lua pareceu estar azul aconteceu quando o vulcão Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção. Na ocasião, as cinzas expelidas ficaram na atmosfera durante anos, deixando o satélite azulado. Já a segunda vez ocorreu quando incêndios florestais no oeste do Canadá espalharam fumaça por toda a América do Norte.
LEIA MAIS