O Itamaraty ampliou nesta quinta-feira (29) o número de vagas disponíveis no concurso público para a carreira de diplomata. Agora são oferecidas 50 oportunidades na classe inicial de terceiro-secretário. O Instituto Rio Branco, vinculado ao MRE (Ministério das Relações Exteriores), divulgou o edital completo com todas as informações relevantes sobre a prova. Para participar da seleção, é necessário possuir nível superior em qualquer área. O salário inicial para o cargo é de R$ 20.926,98.
Dentre as vagas disponibilizadas, 37 são destinadas à ampla concorrência, 10 são reservadas para candidatos negros e 3 são destinadas a pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a diversidade e a inclusão.
Inicialmente, o concurso previa 30 vagas, conforme edital publicado em março. No entanto, nesta última atualização, mais 20 cargos foram acrescentados, conforme a portaria Nº 469 divulgada recentemente.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico (clique aqui), no período entre as 8h de 6 de julho e as 22h de 3 de agosto.
Para efetivar a participação, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 229.
LEIA TAMBÉM
Foro pelo Brasil: conheça versão bolsonarista do Foro de SP
Bolsonaro já arrecadou valor para pagar multas; Julgamento é suspenso
COMO SÃO AS PROVAS PARA DIPLOMATA?
1ª fase: Prova objetiva, com questões do tipo certo e errado de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte.
2ª fase: Provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório.
3ª fase: Provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
LEIA MAIS