A Volkswagen declarou nesta semana que vai paralisar a produção de suas fábricas de carros no Brasil. Desde segunda-feira (26), as unidades localizadas em Taubaté (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) começaram a ter seus funcionamentos interrompidos de forma temporária.
Em comunicado, a montadora informou que a medida foi adotada por conta de uma “estagnação do mercado”. Essa paralisação ocorre três semanas depois do governo anunciar o programa de descontos para estimular o consumo de veículos.
LEIA TAMBÉM
LGBTQIAPN+ não terão vagas exclusivas de estacionamento
Carro popular com desconto: saiba até quando comprar
A unidade paranaense produz o utilitário esportivo T-Cross, e vinha desde o início do mês funcionando em apenas um turno. Já a fábrica da Volks em Taubaté monta os modelos Polo Track, sucessor do Gol, e Novo Polo. Ambas vão ficar com a produção parada até sexta-feira (30), e esses dias serão descontados do banco de horas dos funcionários.
No mês que vem, será paralisada por 10 dias a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde são produzidos os modelos Novo Virtus, Novo Polo e Nivus, além da picape Saveiro. Os operários dos dois turnos de produção vão entrar em férias coletivas a partir de 10 de julho.
Segundo a Volkswagen, todas as ferramentas de flexibilização estão previstas em acordo coletivo firmado com o sindicato e trabalhadores.
LEIA MAIS