Nos últimos dias, a história do submarino que desapareceu no Oceano Atlântico tem causado grande repercussão. A embarcação com cinco tripulantes realizava um passeio para ver os escombros do Titanic, mas não foi o único caso a ter um final trágico nas profundezas marítimas.
Conheça outras histórias de submarinos desaparecidos:
1. Submarino KRI Nanggala-402 (2021)
Um dos casos mais recentes foi em 2021, quando a embarcação indonésia KRI Nanggala-402 sumiu enquanto se preparava para conduzir uma simulação de torpedo.
Ela foi encontrada quatro dias depois, com rachaduras em pelo menos três partes, e todos os 53 tripulantes morreram.
LEIA TAMBÉM
Submarino desaparecido: Destroços são encontrados em área de busca próximo ao Titanic
Submarino do Titanic: saiba qual é a ligação de esposa de CEO com o navio histórico
2. Submarino argentino San Juan (2017)
Outro relato conhecido de submarino desaparecido aconteceu em 2017, na Argentina. Em 15 de novembro de 2017, o ARA San Juan naufragou na costa do país, e contava com 44 pessoas a bordo. Neste caso, o período de buscas foi mais longo: encontraram a embarcação mais de um ano depois, a 900 metros de profundidade.
O sumiço ocorreu durante o patrulhamento das águas argentinas, e o principal motivo apontado é de que ele teria sido destruído por uma explosão interna provocada por falhas técnicas.
3. Submarino russo Kursk (2000)
Mas uma das histórias mais trágicas de desaparecimento foi com o submarino Kursk (K-141), embarcação nuclear da Classe Oscar II da Marinha da Rússia, que afundou no Mar de Barents em 12 de agosto de 2000. Ele contava com uma tripulação de 118 homens, e o naufrágio foi provocado por duas explosões causadas pelo disparo de mísseis ao longo de exercícios militares.
Durante o incidente, 23 marinheiros sobreviveram após se trancarem em um dos compartimentos do submarino. Mas, eles não foram resgatados a tempo de serem salvos. O submersível foi localizado a 108 metros de profundidade na madrugada de 13 de agosto.
DESAPARECIMENTO DO SUBMARINO TITAN
O submersível Titan, da empresa OceanGate, desapareceu no domingo (18), em uma expedição para ver os escombros do Titanic. Desde então, equipes de resgate dos Estados Unidos e do Canadá têm feito buscas pelos cinco tripulantes que estavam a bordo, mas a embarcação não foi encontrada. O prazo estimado pela Guarda Marinha dos Estados Unidos em relação ao oxigênio disponível no submersível chegou ao fim às 7h desta quinta-feira (22).
LEIA MAIS