15 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Conselho da ONU solicita o embargo de armas para Israel

Essa é a primeira vez que o Conselho de Direitos Humanos da ONU se posiciona sobre o conflito, que começou no dia 7 de outubro

Essa é a primeira vez que o Conselho de Direitos Humanos da ONU se posiciona sobre o conflito, que começou no dia 7 de outubro. (Foto: Reprodução/Unicef)

Nesta sexta-feira (5), o Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) exigiu a interrupção da venda de armas a Israel. O órgão aponta o risco de novas violações do direito humanitário internacional e de direitos humanos na Faixa de Gaza, enclave palestino onde mais de 33 mil pessoas morreram desde outubro. 

Essa é a primeira vez que o conselho se posiciona sobre o conflito, que começou após o ataque do Hamas no dia 7 de outubro, quando 1,2 mil pessoas morreram no território israelence. 

O CDH, no entanto, não tem como obrigar o cumprimento da resolução, aprovada por 28 votos de um total de 47, incluindo o voto favorável do Brasil. Seis países votaram contra, entre eles EUA, Alemanha e Argentina, e outros 13 se abstiveram, incluindo França, Índia e Japão.

LEIA TAMBÉM

Pitel vai fazer novelas? Glória Perez elogia ex-sister

Quem vai sair do BBB 24? Alane, Davi e Giovanna disputam Paredão

- Publicidade -

O texto também pede que Israel “acabe com a ocupação” dos territórios palestinos, incluindo Jerusalém Oriental, que “levante imediatamente o bloqueio à Faixa de Gaza e todas as outras formas de punição coletiva”. O CDH pede ainda que Israel seja responsabilizado por possíveis crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Gaza.

Defesa

Meirav Eilon Shahar, embaixadora de Israel em Genebra, acusou o CDH de ter “abandonado o povo israelense e defendido o Hamas”. “De acordo com a resolução, Israel não tem direito a se defender, mas o Hamas pode assassinar e torturar israelenses. Um voto sim (em favor da resolução) é um voto em favor do Hamas”, disse.

*Com informações da Agência Estado e do jornal O Estado de S. Paulo

- Publicidade -

LEIA MAIS

Terremoto de magnitude 4.8 atinge Nova York e assusta moradores

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress