1 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Cooxupé desenvolve Protocolo de Sustentabilidade Gerações

Cooperativa de Guaxupé, no Sul de Minas, está de olho no consumidor do futuro e vai capacitar seus cooperados

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) no Sul de Minas, desenvolveu o Protocolo Gerações cujas diretrizes envolvem a cooperativa e os cooperados com foco na produção economicamente e ambientalmente sustentável.

Segundo o gerente de ESG da cooperativa, Alexandre Vieira Costa Monteiro, o Protocolo Gerações foi concebido pensando no consumidor do futuro que é engajado com boas práticas e tem suas decisões pautadas na sustentabilidade. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Concurso público da Prefeitura de Borda da Mata é suspenso 

Cemig realiza leilão de imóveis no Sul de Minas 

- Publicidade -

 

 

“Com o Protocolo Gerações, a Cooxupé e seus mais de 17 mil cooperados se comprometeram a adotar as melhores práticas para garantir resiliência, aprimorar ainda mais as condições de trabalho nas propriedades e, consequentemente, viabilizar uma produção embasada em responsabilidade social”, explica Monteiro.

Para isso, o protocolo apresenta requisitos e compromissos que deverão ser cumpridos tanto pela cooperativa como pelos seus cooperados, que variam em tamanho de produção, localização geográfica, experiência, objetivos, atividades e recursos.

- Publicidade -

O objetivo é que o produtor consiga alcançar as ações socioambientais para garantir produtividade, mercado, rastreabilidade, remuneração por qualidade, crédito mais barato, fornecimento de insumos e, também, tecnologia.

Ainda, através do protocolo, a Cooxupé visa atender a todos os cooperados, “indistintamente das suas diferenças, para que alcancem o mais alto nível de sustentabilidade possível”. De acordo com a cooperativa, são quatro os níveis que fazem parte do processo de sustentabilidade:

Nível 1: Consciente da Sustentabilidade
Nível 2: Envolvido na Sustentabilidade
Nível 3: Praticando a Sustentabilidade
Nível 4: Excelência em Sustentabilidade

Os níveis, segundo o protocolo, compreendem um conjunto de requisitos que os cooperados deverão cumprir. A cada entrega de ações, o produtor passa para o nível seguinte.

A intenção da cooperativa é que todos os cooperados, em algum momento, cheguem ao topo. “Neste protocolo estão também previstos requisitos à Cooxupé para dar ao cooperado todo suporte necessário para evoluir, implantar a sustentabilidade e chegar ao objetivo final de atingir o Nível 4, que é o mais alto em excelência da prática sustentável”, detalha Monteiro.

PROTOCOLO GERAÇÕES

O Protocolo de Sustentabilidade Gerações foi desenvolvido pela Cooxupé com o apoio da SCS Global Services (SCS), órgão global de certificação com mais de 40 anos de experiência no ramo ambiental, de sustentabilidade e de qualidade de alimentos.

Segundo a Cooxupé, como garantia da transparência e credibilidade do processo, a cooperativa e seus cooperados serão regularmente visitados e submetidos a um processo de verificação por terceiros para garantir a adesão e evolução dos produtores de acordo com os diferentes níveis de sustentabilidade, bem como verificar o engajamento da Cooxupé no apoio a seus cooperados.

LEIA MAIS

Unifal-MG abre novos cursos no Sul de Minas a partir de 2023

- Publicidade -
plugins premium WordPress