2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Coreia do Norte viola acordo militar e dispara 200 projéteis

Coreia do Sul afirmou que exercícios norte-coreanos são provocação e ordenou a retirada de civis de suas ilhas

Coreia do Sul afirmou que exercícios norte-coreanos são provocação e ordenou a retirada de civis de suas ilhas. (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Nesta sexta-feira (5), a Coreia do Sul declarou que disparou 200 projéteis nas águas ao norte da fronteira marítima entre seus rivais, violando um acordo militar de 2018. Ainda que não tenha sofrido nenhum dano, a Coreia do Sul afirmou que os exercícios norte-coreanos são uma provocação e ordenou a retirada de civis de suas ilhas.

“Os militares norte-coreanos dispararam cerca de 200 projéteis hoje, das 09h00 às 11h00 (00h00 às 02h00 GMT), nas áreas de Jangsan-got, no nordeste da ilha de Bangnyeong, e nas áreas ao norte (…) da ilha de Yeonpyeong”, disse um funcionário do Ministério da Defesa sul-coreano durante uma conferência.

As autoridades das duas ilhas ordenaram a evacuação de civis como uma “medida de precaução”, disseram autoridades. A ilha sul-coreana de Yeonpyeong está localizada no Mar Amarelo, cerca de 80 km a oeste de Incheon e 12 km ao sul da costa da província norte-coreana de Hwanghae.

Moradores da ilha de Yeonpyeong, na linha de frente da Coreia do Sul, afirmam que os militares sul-coreanos pediram que eles fossem evacuados porque planejam lançar exercícios de tiro na sexta-feira.

A China pediu “moderação” de todos os lados. “Na situação atual, esperamos que todas as partes envolvidas mantenham a calma e a moderação, abstenham-se de ações que agravem a tensão, evitem uma nova escalada da situação e criem condições para a retomada de um diálogo sério”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, aos repórteres. 

LEIA TAMBÉM 

Dia de Reis: veja 3 simpatias para fazer neste sábado 

Sinarm aponta que registro de armas de fogo caiu 82% no Brasil, em 2023

- Publicidade -



LANÇADORES DE MÍSSEIS

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, pediu a expansão da produção de lançadores de mísseis em preparação para um “confronto militar” com a Coreia do Sul e os Estados Unidos, nesta sexta-feira, 5.

A informação foi divulgada depois que a Casa Branca revelou que a Coreia do Norte forneceu à Rússia os mísseis balísticos usados na recente onda de ataques a cidades ucranianas.

A agência oficial KCNA mostrou imagens de Kim com sua filha Ju Ae em uma visita à fábrica que produz os lançadores verticais móveis (TEL) usados para os mísseis balísticos intercontinentais do país, onde ele pediu “um esforço dinâmico para aumentar a produção” das armas.

Kim disse aos trabalhadores da fábrica que a produção de TEL é muito importante “dada a grave situação que prevalece e que exige que o país esteja mais firmemente preparado para um confronto militar com o inimigo”, informou a KCNA.

Na quinta-feira, o porta-voz do Conselho de Segurança dos EUA, John Kirby, afirmou que Pyongyang havia fornecido à Rússia mísseis com alcance de 900 quilômetros, usados em dois ataques contra a Ucrânia.

“Nossas informações indicam que a Coreia do Norte forneceu recentemente à Rússia sistemas de lançamento de mísseis balísticos e vários mísseis balísticos”, alguns dos quais foram usados em 30 de dezembro e 2 de janeiro em ataques contra a Ucrânia, disse Kirby.

O porta-voz pediu ao Congresso dos EUA que aprovasse um pacote de ajuda militar para a Ucrânia para lidar com esses ataques.

Kim se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin no Extremo Oriente russo em setembro. Os EUA e a Coreia do Sul acusaram o Norte de enviar armas à Rússia para uso na Ucrânia em troca de tecnologia de satélite.  


*Com informações da Agência Estado 

LEIA MAIS 

Entenda por que acontecem os anos bissextos

- Publicidade -
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress