18 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

De onde é retirado o sal de cozinha?

Origem de alimentos comuns, como o sal de cozinha, geraram uma série de debates e dúvidas na internet; veja de onde esse mineral vem

Origem de certos alimentos causaram dúvidas em internautas, como o sal de cozinha
Origem de certos alimentos causaram dúvidas em internautas, como o sal de cozinha (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Quem nunca teve dúvidas da origem de certos alimentos, que atire a primeira pedra. Na internet, o Google Trends, plataforma utilizada para visualizar tendências, revelou que internautas têm se questionado sobre a origem do sal de cozinha, utilizado por milhares de brasileiros. Por isso, o Tudo EP solucionou a dúvida. Confira abaixo:

De onde é retirado o sal de cozinha?

O sal de cozinha, também conhecido como cloreto de sódio, é retirado principalmente de depósitos subterrâneos de sal, como minas de sal ou salmouras subterrâneas. Segundo o portal Komatsu Mining, a maior mina do sal em operação no mundo está em Goderich, Ontário, e se estende abaixo do Lago Huron por 7,5 km.

De acordo com a revista Nova Escola, existem milhões de toneladas desse mineral nos oceanos e são originários de um processo de desgaste das rochas. Daí o nome “sal marinho”.

LEIA TAMBÉM
Bioprodutos na cultura do feijão geram até 214% de retorno
Quando é a próxima onda de frio? Confira a previsão do tempo

Além disso, existem diferentes métodos de extração, incluindo a:

  • Mineração convencional de sal em minas; 
  • Extração de salmoura (solução de água salgada) por meio de perfuração e bombeamento;
  • Métodos de evaporação solar ou térmica para concentrar a água do mar e extrair o sal. 

Portanto, a maior parte do sal de mesa comercial é derivada dessas fontes naturais.

E o sal do Himalaia, de onde vem?

O sal do Himalaia, conhecido popularmente por sua cor rosa, é, de fato, extraído de áreas próximas à cordilheira do Himalaia. Nesse sentido, grande parte da extração desse mineral é realizada em Khewra, no Paquistão. Acredita-se que é nesta área onde estão as mais antigas minas de sal do mundo.

LEIA MAIS
Salada coleslaw; veja passo a passo

- Publicidade -
Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress