20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Delegacia da Mulher de Itajubá está em novo endereço

Unidade realiza cerca de 384 medidas protetivas da Lei Maria da Penha ao ano

A Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) de Itajubá está em novo endereço. A partir de agora, os atendimentos são feitos na rua Oliveira Marques, 189, no bairro Oriente. Por anos, a unidade esteve no edifício Athenas, na rua Antônio Simão Mauad, em frente ao Fórum municipal.

Apenas em 2021, ações da delegacia especializada resultaram em 384 medidas protetivas da Lei Maria da Penha e 111 prisões de agressores. Além do novo endereço, a delegacia funciona temporariamente com outro telefone, o (31) 98397-2997.

De acordo com a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Dra. Karina Tribst, Itajubá é uma das poucas cidades do estado a ter um grupo integrado de combate a esse tipo de violência. A cidade possui a Deam, o Nudem (Núcleo da Defesa da Mulher), do Fórum, e a Coordenadoria Municipal da Mulher.

“A reincidência na cidade é baixa. Esse fato reflete o empenho do trabalho realizado pela patrulha de defesa da mulher, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, a Coordenadoria da Mulher e demais órgãos. Ele frisou a importância da vítima registrar o Boletim de Ocorrência para que o serviço seja feito”, diz. 

 

LEIA TAMBÉM  

Polícia Civil de Itajubá promove primeira palestra de Minas Gerais para prevenir sequestro e extorsão 

Cão é resgatado sem alimentação e em meio a sujeira em Itajubá

- Publicidade -


Minas Gerais é o estado com maior número de registros de feminicídios no Brasil

O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking mundial de assassinato de mulheres e Minas Gerais é o estado com maior número de registros de feminicídios em todo o país em 2021, segundo 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Em 2012 foram registrados 154 casos em todo o estado. Em comparação a 2020, Minas Gerais teve o aumento de três registros. O percentual da proporção de feminicídios em relação aos homicídios de mulheres é de 36,8% (de 419 casos), em 2021. Já em 2020 o percentual foi de 34,6% (de 437 casos).

A violência contra mulher deve ser combatida e denúncias podem ser feitas pelo telefone 180, que é o canal da Central de Atendimento à Mulher. Para casos de emergência ou flagrante, a orientação é usar o 190 da Polícia Militar.
 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Polícia Rodoviária Federal apreende cerca de 22 kg de cocaína na Fernão Dias

- Publicidade -
plugins premium WordPress