Detentos Machado tentaram fugir do presídio na tarde desta segunda-feira (27). De acordo com Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, os presos fizeram um buraco na parede com o objetivo de sair da unidade prisional.
O buraco, que media 70 por 50 de largura e 42 de profundidade, foi encontrado após revista dos policiais penais à cela, que mantinha 28 tutelados pelo estado. Os presos estavam no pátio no momento da vistoria.
Segundo informações, quando souberam que haviam sidos descobertos, os detentos começaram um início de motim, porém foram contidos pelos agentes. Os homens foram retirados do local e transferidos para outras celas da unidade prisional.
A direção do presídio instaurou medidas administrativas para apurar os fatos e os presos envolvidos na tentativa de fuga, serão submetidos à comissão disciplinar. Eles poderão sofrer sanções na unidade.
Segundo a Lei de Execuções Penais em seu artigo 50, a fuga para tutelados pelo Estado é considerada como falta grave. Entretanto, a punição administrativa só tem razão de ser se a fuga for injustificada.
O presídio de Machado tem capacidade para 75 presos, mas atualmente está com 220. O buraco será fechado pela equipe de manutenção da unidade prisional.