Nesta terça-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para encontrá-lo em Brasília. O convite tem o objetivo discutir o tamanho da ajuda financeira que será necessária para a reconstrução do estado. Com isso, a última disputa presidencial voltou a entrar em pauta e alguns internautas estão se perguntando: Eduardo Leite apoiou quem nas últimas eleições?
Eduardo Leite apoiou quem nas últimas eleições?
Eduardo Leite se manteve neutro nas últimas eleições, quando Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputaram a Presidência do Brasil, no segundo turno de 2022. Entretanto, no pleito de 2018, o governador do Rio Grande do Sul declarou apoio a Bolsonaro contra Fernando Haddad (PT) porque, segundo ele, “do outro lado não tinha um exemplo de democracia também”.
LEIA TAMBÉM
Alexandre de Moraes vai para onde?
Projeto Haarp afetou o clima no RS? Entenda teoria
Em entrevista a jornalistas de rádio transmitida pela TV Brasil, Lula informou que fez o convite a Leite por meio de Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Porém, ele não revelou quando o governador vai à capital federal.
“O Haddad convidou o governador para vir a Brasília para a gente saber se ele tem os números grandes, para a gente discutir no Congresso Nacional”, disse. “Há 100% de vontade da Câmara, do Senado, do TCU [Tribunal de Contas da União] e do Poder Judiciário para que a gente possa liberar os recursos. Vamos trabalhar junto com o governador os projetos.”
Na segunda-feira (6), o presidente da República enviou ao Congresso um decreto legislativo que estabelece calamidade pública no Rio Grande do Sul, com a intenção de liberar verbas destinadas às pessoas afetadas pelas enchentes.
“Nós estamos 100% comprometidos com a ajuda ao Rio Grande do Sul. Não haverá falta de recursos para atender às necessidades do Rio Grande do Sul”, disse Lula.
LEIA MAIS