20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Enfermeira de Guaxupé recebe prêmio Rainha Silvia da Suécia

Terapia comunitária integrativa realizada com idosos através do SUS rendeu a Jussara Otaviano premiação internacional

Uma enfermeira de Guaxupé, no Sul de Minas, venceu o II Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia no Brasil. Jussara Otaviano ganhou a premiação pelo trabalho realizado através do SUS em São Paulo (SP), em terapia integrativa. O resultado do prêmio foi divulgado na sexta-feira (23).

Na edição 2022 da premiação, foi reconhecido pelo júri o trabalho de Jussara que busca a expansão da terapia comunitária integrativa, realizada através de rodas de conversas que proporcionam aos participantes, na maioria idosos, ferramentas para lidar com o sofrimento emocional ao mesmo tempo em que novos profissionais são formados.

LEIA TAMBÉM

Pouso Alegre: farmacêutica tem 40 vagas de emprego

Escolas de Poços vão receber Programa de Educação Ambiental da PM-MG

A metodologia já existe no país e é disponibilizada através do SUS (Sistema Único de Saúde) àqueles que não têm acesso às redes de cuidados em saúde mental.

“Os 27 anos da Jussara dedicados à enfermagem, aliados à sua paixão pela educação, dão a ela uma capacidade sem precedentes de motivar, engajar e treinar pessoas para a terapia comunitária. Ela é um poço de insights e boas práticas, e está dando a seus pares ferramentas para alcançar e aliviar os desafios psicológicos de populações mais velhas e vulneráveis. É um exemplo de como enfermeiros podem ser líderes, modelos e figuras centrais na sociedade”, afirma Sophie Lu-Axelsson, CEO da Swedish Care International.

A fundação sueca é responsável pela premiação em sete países, incluindo o Brasil. A vencedora da edição 2022 do Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia será, por um ano, embaixadora da enfermagem no país.

- Publicidade -

Além do título, Jussara vai participar da premiação em Estocolmo e receber das mãos da rainha um diploma. Ainda, a profissional vai ganhar cursos na área e 6 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 33 mil.

ENFERMAGEM, FAMÍLIA E MÚSICA

Conhecida em Guaxupé (MG) pela atuação como musicista, Jussara integra o grupo Quatro Vozes em Trio, formado entre familiares. “Muita gente conhece pelo trabalho com a música, mas eu sou formada como enfermeira. Estou quase me aposentando, quase 30 anos de trabalho na área de saúde”, explica.

Sobre o método de terapia comunitária, Jussara reconhece o encontro entre a família, música e enfermagem. “A terapia comunitária é uma técnica que eu gosto muito. Na família, as cantoras do Quatro Vozes têm formação em terapia comunitária, algo que aconteceu ao longo de sete anos”, diz.

Segundo Jussara, o prêmio é um reconhecimento da importância dos profissionais da enfermagem. “Eu sou militante e uma política dentro da enfermagem. Acredito que a área deveria ser mais valorizada do que ela é. A gente tem muito pouca valorização por esses séculos de atuação pelo mundo e isso ficou muito evidente durante a pandemia no Brasil“, afirma.

- Publicidade -

Ainda, para a enfermeira, o prêmio chama a atenção para outros pontos importantes, como as questões social, de gênero, racial e etária. “A maioria dos profissionais de enfermagem é composta por mulheres e afrodescendentes. Então esses são os lugares que ocupo, representando a mulher negra e enfermeira no espaço social. O enfermeiro pode atuar em outros lugares além do hospital, principalmente com os idosos, cujo lugar vamos ocupar no futuro”, avalia Jussara.

RAINHA SILVIA DA SUÉCIA

O Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia foi criado em 2012 como um presente de aniversário para a rainha Silvia da Suécia em homenagem aos seus muitos anos de advocacia e engajamento para enfermeiros, bem como a qualidade do atendimento para idosos e pessoas que vivem com um diagnóstico de demência.

De acordo com o portal www.rainhasilviaenfermagem.com.br, a rainha Silvia ampara e dedica-se aos cuidados e assistência à demência desde a década de 1990, quando sua falecida mãe foi diagnosticada com a doença.

Em dezembro de 2018, a rainha Silvia foi nomeada Embaixadora Honorária da Doença de Alzheimer Internacional pelo reconhecimento aos trabalhos dedicados aos idosos e aos cuidados com a demência.

Segundo a Fundação Swedish Care International, o Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia dá voz e reconhecimento ao talento de enfermagem criativo e solucionador de problemas, além de incentivar ideias, ações, projetos e soluções inovadoras, a fim de trazer impacto social e cuidados com os idosos.

Ainda, a intenção ocorre por meio da competição saudável, que por sua vez ajuda a fortalecer os estudos, a profissão e as oportunidades de enfermagem, ao mesmo tempo que melhora as capacidades de saúde por todo o mundo.

A justificativa para a premiação, segundo a fundação, é a escassez de enfermeiros, associada ao rápido envelhecimento das sociedades e crescimentos de problemas sociais, despejando uma pressão enorme sobre os sistemas de saúde hoje.

Para a Swedish Care International a enfermagem continua sendo uma profissão subestimada, apesar de seu papel vital em todos os ambientes de saúde, os enfermeiros muitas vezes permanecem pouco valorizados.

LEIA MAIS

Poços de Caldas: 40ª Volta ao Cristo recebe inscrições

- Publicidade -
plugins premium WordPress