Estudiosos da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) desenvolvem pesquisa de abordagem quantitativa intitulada “Repercussões da covid-19 na saúde de pessoas com diabetes mellitus na região Sul Mineira”, com o intuito de avaliar o impacto da doença causada pelo Coronavírus.
O estudo recebeu destaque no portal da Universidade na semana em que se comemora o Dia Nacional do Diabetes, em 26/06. A equipe do projeto também investiga consequências da Covid-19 em pacientes com pressão alta. A expectativa é que o estudo seja finalizado em julho de 2022.
A pesquisa abrange 156 pessoas diagnosticadas com Covid-19 no período de 15 de março a 26 de outubro de 2020. Os resultados parciais revelam o predomínio de adultos de 20 a 59 anos (54,5%), diagnosticados por meio do teste rápido de antígenos para covid-19 (83,3%), com seis complicações (75%), sendo os sistemas neurológicos, hematológicos e vasculares os domínios mais afetados.
Os dados também apontam que mais da metade dos participantes (64,1%) precisou de atendimento do serviço de saúde para tratar das complicações.
“A população deste estudo foi constituída por pessoas com testagem positiva para a covid-19, sendo estes dados obtidos por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município. A amostra, por sua vez, foi probabilística do tipo aleatória com sorteio”, explicou a professora Silvana Maria Coelho Leite Fava, da Escola de Enfermagem.
A ideia da pesquisa surgiu a partir do projeto “DIPER: em busca de uma melhor qualidade de vida”, em julho de 2021, por meio do acompanhamento de pessoas com diabetes mellitus. O projeto DIPER foi criado em 1991, com a proposta de estimular o autocuidado às pessoas com doenças crônicas, como o diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica.
Silvana explicou que o conhecimento sobre a doença e o autocuidado podem influenciar de forma positiva no controle do diabetes mellitus. “Com isso, tendo em vista a atuação da enfermagem no enfrentamento da pandemia, é essencial que profissionais e acadêmicos estejam orientados quanto ao manejo adequado, de forma a amenizar as sintomatologias graves e garantir-lhes a segurança. Além disso, esta pesquisa é relevante para reforçar à comunidade os cuidados preventivos ao Coronavírus, considerando que o controle glicêmico rigoroso e o gerenciamento dos fatores de riscos cardiovasculares são cruciais”, finaliza.