Neste domingo (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra por todo o Brasil. No Sul de Minas, as cidades de Lavras, Passos, Pouso Alegre e Varginha prestam homenagem a Zumbi dos Palmares com programação especial e gratuita. Confira a agenda e PROGRAME-SE!
LEIA TAMBÉM
Sul de Minas registra aumento da frota em 10 anos
Governo mineiro assina concessão de rodovias no Sul de Minas
LAVRAS
A cidade de Lavras (MG) está recebendo diversas atividades em referência ao Novembro Negro, mês dedicado à cultura afro-brasileira e a negritude, com exposições artísticas, shows, espetáculos, discussões de políticas públicas e ações. As atividades foram iniciadas durante a semana com a apresentação da cantora Rosa Moreno e se estendem até o dia 30 de novembro. Confira:
Até o dia 23/11
Exposição “Olhares Sobre a Negritude e Cultura Afro-Brasileira” na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h Rua Santana, 111.
19/11 (sábado)
“Mostrinha de Cinema Infantil”, às 9h30, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) – Rua Custódio Silveira da Fonseca, 665, bairro Nossa Senhora de Lourdes.
20/11 (domingo)
Lavagem do Cruzeiro feita pelas águas das Yabás do Castelo de São Jorge Nagô, às 16h, na Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Cruzeiro.
23/11 (quarta-feira)
“Mostra de Cinema: Negritude na Tela”, às 18h, na Casa dos Conselhos na Rua Saturnino de Pádua, 546, bairro dos Ipês.
30/11 (quarta-feira)
5° Fórum de Patrimônio Cultural, às 18h, na Casa da Cultura, com o tema “Afro-mineiridade”.
PASSOS
A partir desta sexta-feira (18), a Prefeitura de Passos (MG) promove o “1º Festival Afro Passos 2ª Feira Preta”. O evento tem o objetivo de valorização da cultura afrodescendente e vai ocorrer no Mercado Municipal de Passos.
A Semana da Consciência Negra em Passos foi instituída através da Lei nº 2.851 de 6 de janeiro de 2011 pelo então prefeito José Hernani Silveira. De acordo com a legislação, a celebração acontece anualmente na semana do dia 20 de novembro.
POUSO ALEGRE
O Dia da Consciência Negra será comemorado em Pouso Alegre (MG) neste domingo (20) com diversas apresentações artísticas e culturais, além de um desfile. A data é oficializada no município desde 2015 através da Lei Municipal 5634.
Toda a agenda foi planejada por artistas, músicos, grupos, comunidades de terreiros e coletivos de tradições e manifestações culturais e religiosas de matriz africana. Segundo a organização, a filosofia Ubuntu, do povo africano Bantu, será também homenageada na data. Confira a programação:
7h Concentração na Casa da Cultura Menotti Del Picchia (antiga estação ferroviária)
8h Desfile (início na Av. Doutor Lisboa até a praça João Pinheiro)
9h Apresentações na Praça João Pinheiro
Participações confirmadas: Congada Moçambique Santa Efigênia, Congada Nossa Senhora do Rosário, Abadá Capoeira, Coração da Mata Escola de Tambores, Vaysha Modesta, Danças Urbanas, Samba Grupo Família Atração, Forró Pé de Serra Dançar é Viver, DJ Anjiko, Rap, Grupo Soul P.A., Coletivo Negro Raiz de Baobá, Afro Empreendedores, Ala do Povo de À?? (comunidades de terreiros de Umbanda e Candomblé).
VARGINHA
Várias atrações vão marcar o Dia da Consciência Negra em Varginha (MG). A iniciativa será realizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.
O evento acontece a partir das 19h, na Praça Getúlio Vargas, com apresentações do Grupo Samba da Hora, Nova Visão Capoeira, Maculelê, Casa São Francisco de Assis, colimada Kitembo Zé Pilintra (cover) sambista Marcinho, Penteados Afro e Grupo Quintal da Jurema.
ZUMBI DOS PALMARES
No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado na data de morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro. O personagem histórico foi líder do Quilombo dos Palmares, uma das maiores comunidades quilombolas no período colonial.
A data foi inserida no calendário escolar brasileiro em 2003 e em 2011, a Lei nº 12.519 oficializou o 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, o 20 de novembro é feriado em mais de mil cidades brasileiras.
LEIA MAIS
Em Itajubá, escola é condenada por não recolher INSS de professora