A terça-feira (3) começou com o interior de São Paulo com o céu acinzentado. O ar poluído que encobre algumas cidades é uma combinação de partículas de poluição, fumaça e poeira, o que tem resultado no aumento das temperaturas em boa parte da região.
De onde vem a fumaça que cobriu cidades do interior de SP nesta terça?
De acordo com a MetSul, a principal origem da fumaça no interior de São Paulo é o Sul da Amazônia, em especial no “arco do desmatamento”, que abrange áreas do estado do Amazonas, Rondônia e Bolívia. Nestas regiões, a quantidade de incêndios é maior.
LEIA TAMBÉM
Bolsa Família terá reajuste em 2025?
Qual é a fortuna do Marcola do PCC?
Na Amazônia, por exemplo, 3.432 focos de calor foram registrados na Amazônia apenas no domingo (1º) e na segunda-feira (2), segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O transporte dessa fumaça tem sido facilitado por um corredor de vento em baixas altitudes. Conhecido como corrente de jato, esse fluxo tem se formado na Amazônia e descido até o Rio Grande do Sul.
Por sua vez, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu um novo alerta de perigo potencial por causa da baixa umidade relativa do ar em todo interior de São Paulo. O alerta é válido até às 21h desta quarta-feira (4).
LEIA MAIS