Um dos principais líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, estaria apresentando sinais de psicose. A informação é da coluna Na Mira, do Metrópoles. Atualmente, Marcola está em isolamento total na PFBra (Penitenciária Federal de Brasília).
Qual é a fortuna do Marcola do PCC?
Marco Alan Ferreira, professor que estuda facções criminosas na UFPB (Universidade Federal da Paraíba), afirma que a fortuna de Marcola é inestimável por causa dos laranjas que ele usa para esconder seus bens. A prática consiste na utilização do nome de outra pessoa para registrar determinado patrimônio.
“A fortuna do Marcola é um dado ainda incerto, mesmo com todas as investigações minuciosas do MP-SP. Uma dificuldade é que o patrimônio não está no nome dele, mas espalhados tanto entre parentes ou não. O uso de laranjas é muito comum nesse meio, o que torna muito difícil estimar esse patrimônio”, explica Marco.
LEIA TAMBÉM
Qual é o horário da bandeira vermelha na conta de luz?
Condomínio pode proibir crianças?
Isolamento
Segundo documentos obtidos pelo Metrópoles, Marcola estaria em isolamento desde março e teria começado a apresentar “oscilações na percepção da realidade”, indícios que podem sinalizar um quadro de psicose. Além disso, parentes afirmaram ao jornal que notaram confusão mental e uma desconexão da realidade no detento durante as visitas.
Ainda que esteja isolado dos outros pessoas, o líder do PCC foi levado para a enfermaria da penitenciária há aproximadamente um mês. Por sua vez, o atendimento médico foi interpretado pela defesa como “um possível potencializador do risco do detento desenvolver episódios de psicose”.
No documento, a defesa de Marcola ainda pede ao juiz corregedor da Penitenciária Federal de Brasília que o detento seja submetido a uma avaliação psicológica a fim de analisar os efeitos do isolamento em sua saúde mental, além de uma justificativa para mantê-lo separado.
LEIA MAIS