Na semana passada, os sindicatos de servidores do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) aprovaram uma greve unificada para esta terça-feira (28). As categorias reivindicam as privatizações e terceirizações sendo discutidas pelo governo Tarcísio de Freitas, como da Sabesp, que está em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
De acordo com os servidores, a greve terá participação de trabalhadores da CPTM, Sabesp, Metrô, da rede de ensino estadual e municipal, profissionais da saúde e da Fundação Casa. Já professores da rede municipal e estadual prometem participar das manifestações, mas não confirmaram se vão paralisar amanhã.
Veja quais linhas serão afetadas pela greve do metrô e da CPTM:
– Metrô: linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata (monotrilho) não devem funcionar na terça-feira;
– CPTM: linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral, 12-safira e 13-jade também não devem operar.
LEIA TAMBÉM
Saiba qual é a formação de Flávio Dino, ministro que será indicado ao STF
Quem é Paulo Gonet? Lula deve indicar nome à PGR
Já as linhas 4-amarela, 5-lilás, 8-diamante e 9-esmeralda operam normalmente em meio à greve, por serem administradas pela iniciativa privada.
Mesmo com o decreto da paralisação, os sindicatos do Metrô e da CPTM afirmaram que podem trabalhar normalmente no dia da greve caso o governo do estado não cobre a passagem da população. No entanto, o governador Tarcísio de Freitas negou a possibilidade e entrou na Justiça para tentar garantir a presença de 100% dos funcionários do sistema de transporte durante os horários de pico e de pelo menos 80% no restante do dia.
Por fim, o governo de São Paulo decretou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital amanhã (28), com o objetivo de “reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados”.
LEIA MAIS