19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Hospital de Itajubá realiza primeiro transplante de medula óssea com células congeladas do Sul de Minas

Instituição é referência desde 2014 em transplantes, já realizando o procedimento de fígado, rins e coração

O Hospital de Clínicas de Itajubá realizou o primeiro transplante de medula óssea com células congeladas do Sul de Minas. A instituição divulgou a informação essa semana, após o 9°dia da pega da medula, o que caracteriza o sucesso do procedimento.

De acordo com o hospital” realizamos a coleta das células-troncos e estas foram enviadas para criopreservação (congelamento) no Hospital Israelita Albert Einstein, nosso consultor de longa data que nos tutora durante todo o processo de TMO”, disse em nota.  

Em janeiro de 2022, o Hospital de Clínicas realizou o primeiro transplante de medula óssea na região. Um morador de Monte Sião foi o paciente transplantado. O procedimento foi realizado com apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, que está entre os 50 melhores do mundo. Já em início de maio, o segundo transplante de medula óssea foi realizado pela equipe multiprofissional de Itajubá, em conjunto com a equipe assistencial da capital paulista. Em mais um paciente recebeu a medula na instituição

Segundo o Hospital de Clínicas, poucas instituições no Brasil têm o procedimento realizado no Sul de Minas. O avanço foi possível com a consultoria do Hospital Albert Einstein, que auxiliou a implantação do TMO em Itajubá há dois anos.

O procedimento do hospital de Itajubá é pioneiro no Sul de Minas e recebeu credenciamento do Ministério da Saúde para ser realizado pelo SUS, convênios e particulares. 

 

LEIA TAMBÉM 

Hospital de Itajubá reabre unidade Covid após aumento de casos 

Projeto da Unifal para pacientes com câncer é finalista em programa do Ministério da Saúde 

- Publicidade -

Referência em transplantes

Em 2014 o Hospital de Clínicas de Itajubá realizou o primeiro transplante de rins, e, em 2017, começou os de coração. Naquele mesmo ano ocorreu o primeiro transplante de fígado na região. Em abril de 2022, o Hospital de Clínicas realizou o seu 8° transplante de coração, no paciente Jeremias Pereira Marques Alves, de 24 anos.

“Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por permitir esse transplante de coração onde fui abençoado com vários milagres ao mesmo tempo, abençoado com o tratamento recebido durante a espera na fila, abençoado pelos médicos envolvidos no meu tratamento e abençoado por ser tão bem recebido e tratado no Hospital de Clínicas de Itajubá”, disse o paciente. 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS 

Projeto da Unifal-MG arrecada itens de higiene para idosos

- Publicidade -
plugins premium WordPress