12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Incêndio consome 8 mil m² de vegetação e chega perto de hotel em Itajubá

No município um decreto proíbe queimadas até novembro, a multa pode chegar a quase 8 mil reais

Um incêndio de grandes proporções consumiu cerca de 8 mil metros quadrados de vegetação na noite desta segunda-feira (29), em Itajubá. As chamas chegaram perto de um hotel no bairro BPS, região populosa da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local é íngreme e de difícil acesso, mas os militares conseguiram controlar o fogo em 1h30 de combate.  

“Deslocamos ao local onde deparamos com um incêndio de grandes proporções. Tratava-se de local íngreme de difícil acesso composto de vegetação densa. Após análise da situação iniciamos o combate com uso do esguicho canhão”, disse o tenente Marco Antônio de Oliveira. As causas do incêndio serão investigadas. 

  

LEIA TAMBÉM  

Extrema é a cidade que mais gerou vagas de emprego em julho, aponta Caged  

Um adulto, uma adolescente e uma criança morrem em um grave acidente em Baependi

- Publicidade -

 

Decreto proíbe queimadas em Itajubá 

Em Itajubá, um decreto municipal proíbe qualquer método de queimadas, mesmo que de forma controlada, em todo o perímetro urbano e rural do município de 18 de maio a 30 de novembro. O valor da multa pode variar de R$ 591,60 a R$ 7.888, dependendo da classificação, gravidade da ocorrência e da metragem do terreno. 

É considerado grave atear fogo em propriedades próximas às margens de rodovias, sob linhas de energia elétrica, APPs (Áreas de Preservação Permanente), reservas legais e unidades de conservação ambiental. Quem impedir aos órgãos competentes de entrarem na propriedade para combater incêndio florestal, comete falta gravíssima. 

- Publicidade -

Também foram construídos aceiros nas áreas de preservação ambiental, para evitar que o fogo se espalhe em caso de chamas. Os aceiros são uma faixa livre de vegetação onde o solo fica descoberto, para evitar a passagem das chamas de uma propriedade para outra. 

É o segundo ano de atuação do Comitê de Combate a Queimadas que reúne prefeitura, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Exército Brasileiro, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e demais órgãos em uma frente de trabalho para o enfrentamento às queimadas. Segundo os bombeiros, os incêndios em lotes vagos representam uma grande parcela dos atendimentos.

 

LEIA MAIS  

Idoso morre afogado em Campo de Meio neste domingo

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress