Um incêndio de grandes proporções consumiu cerca de 8 mil metros quadrados de vegetação na noite desta segunda-feira (29), em Itajubá. As chamas chegaram perto de um hotel no bairro BPS, região populosa da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local é íngreme e de difícil acesso, mas os militares conseguiram controlar o fogo em 1h30 de combate.
“Deslocamos ao local onde deparamos com um incêndio de grandes proporções. Tratava-se de local íngreme de difícil acesso composto de vegetação densa. Após análise da situação iniciamos o combate com uso do esguicho canhão”, disse o tenente Marco Antônio de Oliveira. As causas do incêndio serão investigadas.
LEIA TAMBÉM
Extrema é a cidade que mais gerou vagas de emprego em julho, aponta Caged
Um adulto, uma adolescente e uma criança morrem em um grave acidente em Baependi
Decreto proíbe queimadas em Itajubá
Em Itajubá, um decreto municipal proíbe qualquer método de queimadas, mesmo que de forma controlada, em todo o perímetro urbano e rural do município de 18 de maio a 30 de novembro. O valor da multa pode variar de R$ 591,60 a R$ 7.888, dependendo da classificação, gravidade da ocorrência e da metragem do terreno.
É considerado grave atear fogo em propriedades próximas às margens de rodovias, sob linhas de energia elétrica, APPs (Áreas de Preservação Permanente), reservas legais e unidades de conservação ambiental. Quem impedir aos órgãos competentes de entrarem na propriedade para combater incêndio florestal, comete falta gravíssima.
Também foram construídos aceiros nas áreas de preservação ambiental, para evitar que o fogo se espalhe em caso de chamas. Os aceiros são uma faixa livre de vegetação onde o solo fica descoberto, para evitar a passagem das chamas de uma propriedade para outra.
É o segundo ano de atuação do Comitê de Combate a Queimadas que reúne prefeitura, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Exército Brasileiro, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e demais órgãos em uma frente de trabalho para o enfrentamento às queimadas. Segundo os bombeiros, os incêndios em lotes vagos representam uma grande parcela dos atendimentos.
LEIA MAIS