Um índígena de 39 anos da Aldeia Kiriri, localizada na zona rural de Caldas (MG), foi soterrado durante escavação de um poço no início da tarde desta terça-feira (8). A vítima procurava água e o local tinha cerca de seis metros de profundidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, no momento do acidente, o homem estava em pé quando a terra caiu nele. Outros indígenas, que o ajudavam a procurar por água, retiraram a terra aos poucos para que ele pudesse respirar.
Os bombeiros de Poços de Caldas e o Samu foram acionados. A vítima teve escoriações e foi encaminhada para a Santa Casa de Caldas, fez exames e passa bem. A SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) acompanhou a ocorrência.
LEIA TAMBÉM
Morte de detento no Presídio de São Sebastião do Paraíso (MG) será investigada
Bebê atacada por cão está entubada e na UTI de Passos
Indígenas sofrem com a falta de água
A falta de água é um problema antigo da Aldeia Kiriri, onde moram 80 pessoas. Diariamente são enviados caminhões-pipa para abastecer a comunidade. Porém, segundo relato dos moradores, a quantidade não é suficiente para as necessidades do local.
No dia 28 de setembro membros da aldeia retiveram um carro da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) em protesto. Os moradores reivindicavam mais água e um veículo, para que os indígenas não percam exames marcados em outras cidades.
Após o protesto, ficou acordado que o veículo seria emprestado por alguns períodos. Entretanto, o pedido pelo fornecimento de mais água não foi acatado. Com isso, os indígenas decidiram construir uma cisterna com os recursos que tinham.
LEIA MAIS
Atendimento a pacientes com câncer de boca da Unifal é reconhecido nacionalmente