O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, na última quarta-feira (10), os dados da inflação. No entanto, há dois índices diferentes que realizam o cálculo da taxa inflacionária.
Enquanto a taxa oficial da inflação fechou em 0,16%, entre as famílias de baixa renda ela foi de 0,19%. Ainda que a diferença possa parecer pequena, a taxa acumulada entre este público mais vulnerável costuma ser de:
- 1,52% no ano
- 3,4% em 12 meses
LEIA MAIS
Inflação oficial de março recua, segundo IBGE
Qual o novo valor do salário mínimo proposto pelo governo?
Diferenças
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mede a inflação contemplando os gastos de famílias com renda de um até 40 salários mínimos. Já o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) fará o cálculo baseado na realidade de famílias que vivem com até cinco salários mínimos.
Na prática, isso explica o porquê das diferenças entre os números da inflação, pois as medidas que forem feitas pelo INPC irão considerar quais bens e serviços têm maior peso no orçamento das famílias de baixa renda.
Segundo o INPC, os produtos alimentícios passaram de 0,95% em fevereiro para 0,50% em março. A variação dos não alimentícios foi de 0,77% para 0,09%.
*Com informações de Agência Brasil
**Sob supervisão de Larissa de Morais
LEIA TAMBÉM