19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

IPVA 2024: veja dicas para não cair em golpes

Vítimas de golpe devem procurar a delegacia de polícia mais próxima; veja como escapar do falso pagamento

Veja como não cair em golpes do IPVA (Foto: Reprodução/Freepik)

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo alertou a população sobre possíveis golpes relacionados ao pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) para o ano de 2024. Para evitar cair em fraudes, é fundamental seguir algumas orientações:

  1. Confira a Autenticidade do Site: Certifique-se de realizar o pagamento somente por meio dos sites oficiais do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Secretaria da Fazenda. Evite acessar páginas suspeitas ou com URLs que contenham variações de termos como “ipva”, “detran”, e “fazenda”.
  2. Desconfie de Conteúdo Patrocinado: Não confie em resultados de pesquisa patrocinados que ofereçam descontos ou vantagens. Golpistas podem utilizar técnicas para aparecer antes dos sites oficiais em buscas no Google.
  3. Utilize o Link Oficial para Pagamento: O pagamento do IPVA em Minas Gerais é feito exclusivamente através do link oficial disponibilizado pelas autoridades competentes. Evite clicar em links desconhecidos ou fornecer informações em sites suspeitos.
  4. Verifique o Beneficiário do Pagamento: Certifique-se de que o beneficiário do pagamento seja o Estado de Minas Gerais. Informações desalinhadas podem indicar fraudes.
  5. Atenção aos Métodos de Pagamento: Desconfie de sites que priorizam o pagamento por Pix e boleto bancário. Oficiais geralmente oferecem diversas opções de pagamento, e a priorização de métodos específicos pode ser um indicativo de fraude.
  6. Desconfie de Mensagens de Indisponibilidade Após o Pagamento: Golpistas muitas vezes apresentam mensagens de suposta “indisponibilidade” após o preenchimento de guias de pagamento. Esteja atento a qualquer sinal de irregularidade após realizar transações.
  7. Proteja-se em Caso de Fraude: Caso seja vítima de um golpe, entre imediatamente em contato com o Ministério Público ou dirija-se à delegacia de polícia mais próxima. Providencie cópias dos comprovantes de pagamento e forneça a URL (endereço eletrônico) do site falso.

LEIA MAIS

CPF na nota fiscal: Como ver se tenho dinheiro para receber?

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress