12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Itamaraty abre hoje exposição do coração de D. Pedro I

Emprestado pelo governo português em comemoração aos 200 anos da Independência, peça fica exposta até 5 de setembro

O coração de D. Pedro I será exposto em Brasília, na Sala Santiago Dantas, no Palácio do Itamaraty, de hoje (25) até o dia 5 de setembro. A exposição “Um coração ardoso: vida e legado de D. Pedro I” faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e vai permitir que o público veja o coração do imperador, que está conservado em cápsula de vidro.  

A peça foi emprestada pelo governo português para ser exposto durante as comemorações, o órgão do primeiro imperador brasileiro foi trazido de Portugal a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegou a Brasília na segunda-feira (22). A sala em que o coração ficará exposto foi climatizada para servir de cripta. 

Estudantes das escolas do Distrito Federal já têm visitas agendadas e, nos fins de semana, a visitação será aberta ao público em geral. Os horários de visitação e as regras que devem ser seguidas pelo público podem ser acessadas no site do Itamaraty.

  

LEIA MAIS 

Indústrias no Brasil utilizam baixa variedade de tecnologias, revela CNI

- Publicidade -

Viagens de negócios se aproximam do patamar de 2019; entenda

 

Na terça-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de chegada do coração de Dom Pedro I. O órgão foi levado pela rampa do Palácio do Planalto, recebido por Bolsonaro e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. (Com informações da Agência Brasil)  

- Publicidade -

A CHEGADA DO CORAÇÃO 

O coração de Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou simplesmente, D. Pedro I (1798-1834), já se encontra em solo brasileiro. 

Emprestado pelo governo português para ser exposto durante a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, o órgão do primeiro imperador brasileiro foi trazido de Portugal a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou em Natal (RN) perto das 6 horas da última segunda-feira (22). 

Da capital potiguar, a aeronave seguiu para Brasília, onde a relíquia permanecerá até o dia 8 de setembro, quando será devolvido à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, em cuja igreja, na cidade portuguesa do Porto, está guardada há quase 200 anos. 

O governo brasileiro, em respeito à memória de Pedro I, trata a presença do coração do antigo monarca com as mesmas honras de Estado dispensadas a chefes de outras nações em visita ao país.  No dia 7 de setembro, data da independência do Brasil, o coração estará em um evento, ao lado de outros chefes de Estado convidados.

Em nota divulgada, o Itamaraty afirma que “a vinda do coração de D. Pedro I ao Brasil será oportunidade para que o povo brasileiro homenageie figura central para o processo de independência do Brasil”. No Twitter, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Ramos, classificou a recepção brasileira ao órgão do monarca como “um dia histórico”.
 

LEIA TAMBÉM  

Confira alguns hotéis para curtir uma viagem a dois
 

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress