20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Meio ambiente: Cúpula da Amazônia começa nesta terça

Evento pretende fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

A Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira (8), em Belém (PA). O evento vai reunir chefes de Estado de países amazônicos, com o objetivo de discutir projetos que tenham como foco o desenvolvimento sustentável da floresta amazônica.

Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também vão participar do encontro os presidentes da Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela. Por causa de questões internas, Equador e Suriname enviarão representantes.

A Cúpula da Amazônia, que terminará na quarta-feira (9), também pretende fortalecer a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), organização internacional sediada em Brasília. 

 

LEIA TAMBÉM 

Flávio Dino critica Zema após falas polêmicas do governador de Minas Gerais 

Declarações de Romeu Zema sobre o Nordeste causam polêmica; entenda

- Publicidade -



A cúpula teve início após a realização dos Diálogos Amazônicos, evento que reuniu representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos com o objetivo de formular sugestões para a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região. O resultado desses debates será apresentado na forma de propostas aos chefes de Estado durante a cúpula.

A ideia é que os países acolham algumas das propostas recebidas no encontro. Mas cada país tem autonomia para acolher as sugestões que entender melhor para si. No caso do Brasil, o governo já anunciou que acompanhará as propostas apresentadas.

“O acompanhamento do conjunto de propostas do Diálogos Amazônicos, no âmbito do Brasil, será feito pela Secretaria-Geral da Presidência da República, mas tem também vários instrumentos. Por exemplo, o PPA [Plano Plurianual] que está sendo construído. Tem propostas daqui que podem ser incorporadas ao PPA”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante os eventos dos Diálogos Amazônicos. (Com informações da Agência Brasil) 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS 

Itaú caiu? Aplicativo tem falha e clientes não conseguem acessar conta

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress