15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
ON Run

5 dicas para evitar o risco de atropelamento durante a corrida na rua

Entenda como proceder para treinar com segurança e se proteger contra o risco de cruzar com motoristas imprudentes ou embriagados, que transformam carros em armas

Cuidados com o trânsito durante os treinos de corrida
Cuidados com o trânsito durante os treinos de corrida

Esse tipo de notícia, infelizmente, ainda é recorrente: 

Pai e a filha que foram atropelados e mortos por um motorista sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na terça-feira (15), em Guarulhos, Grande São Paulo, treinavam para a Corrida de São Silvestre quando foram atingidos pelo veículo. Álvaro Gonçalves Levadinha, de 69 anos, e Jéssica Messias Levadinha, de 31, morreram na hora.”  

Mais que perguntar até quando motoristas despreparados ou embriagados estarão no volante para transformar veículos de locomoção em armar, é preciso pensar em como os corredores podem se proteger.  

“Sempre quando saímos para correr, em especial em vias mais movimentadas, a segurança deve estar sempre presente. Por isso, de preferência, opte por lugares mais seguros, longe do trânsito e de veículos ou mesmo bicicletas, afinal, quanto mais veloz nos deslocamos, seja correndo durante o treino ou de carro, menos tempo temos para reagir e ficar em segurança”, recomenda o treinador Ronaldo Dias, consultor técnico de ON RUN.

Dias passa outra orientação para a segurança dos atletas. “Use sempre roupas e tênis com cores vivas, comuns nos kits de corrida ou disponíveis nas linhas running de todas as marcas esportivas. Para atividades noturnas, existem roupas e acessórios feitos com materiais reflexivos, ou seja, que praticamente se iluminam quando confrontados com um faro de carro, por exemplo. A ideia é ser visto de longe ao correr em especial durante a noite”, complementa o consultor de ON RUN.

Confira 5 dicas para ter mais segurança

1. NÃO CORRA SÓ
Encontre uma assessoria esportiva ou forme um grupo de corrida para encontrar companheiros e não correr sozinho. Além de oferecer segurança, ainda traz o benefício de performance, com a ajuda de um treinador e os estímulos para ter disciplina e responsabilidade nos treinos.

2. ATENÇÃO COM O TRÂNSITO
Correr no sentido contrário ao do fluxo de carros permite ao corredor ficar atento aos movimentos dos carros. Com isso, é possível reagir em caso de cruzar com um motorista imprudente ou alcoolizado.

3. CORRA NA CALÇADA
Por mais que o asfalto lisinho seja sedutor, não caia nessa tentação. Corra na calçada, mas fique atento as irregularidades do piso. E quando precisar atravessar a rua, redobre a atenção nos cruzamentos.

4. ABAIXE OU DESLIGUE O SOM
Correr com música é ótimo, mas traz riscos. Na rua, é preciso ficar o tempo todo atento e o fone de ouvido com som alto é um fator de distração e, consequentemente, risco. O corredor precisa escutar tudo o que se passa ao redor, especialmente o movimento dos carros, e estar atento para reagir rapidamente em caso de necessidade.

- Publicidade -

5. PARQUES E PRAÇAS
Por último e não menos importante, vale lembrar o ditado: “seguro morreu de velho”. Em parques e praças o risco de cruzar com um carro desgovernado e em alta velocidade é zero. Então, sempre que possível, saia da rua e corra em meio a natureza, o que ainda é um benefício extra.
 
LEIA MAIS 
Guia completo para correr na rua com segurança

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress