31 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que é CPI das pirâmides? Empresa é acusada de golpe milionário

Deputado federal enviou requerimento para ouvir diretor-geral da Binance no Brasil, acusada de esquema ilegal com criptomoedas

 

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Pirâmides Financeiras tem como apurar crimes de lavagem de dinheiro por meio do mercado de criptomoedas. Os trabalhos foram iniciados no dia 13 de junho, com a eleição do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) como presidente das sessões. 

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários, do Ministério da Fazenda, 11 empresas do ramo financeiro, como a Binance, no Brasil, teriam realizado fraudes com moedas digitais. “Esta CPI não tem a intenção de sufocar o desenvolvimento do mercado de criptoativos ou criar um ambiente hostil para inovações tecnológicas; pelo contrário: buscamos fomentar um ambiente seguro e saudável”, afirmou Ribeiro. 

A comissão tem 120 dias para realizar os trabalhos, por meio de audiências públicas com especialistas, representantes de empresas e membros da sociedade civil. No processo, os parlamentares poderão analisar documentos e fazer a quebra de sigilo para o avanço das investigações.    

  

LEIA TAMBÉM 
 
Cobrança no Pix? Veja quais bancos cobram por operação 
 
Minha Casa, Minha Vida: confira os novos valores dos subsídios

 

- Publicidade -

QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS DA CPI DAS PIRÂMIDES? 

O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) enviou um requerimento à CPI das Pirâmides Financeiro para ouvir o diretor-geral da Bianance no Brasil, Guilherme Haddad Nazar. 

De acordo com o parlamentar, espera-se que Nazar esclareça a relação da exchange de criptomoedas – plataformas digitais em que se compra e vende criptomoedas – com a B Fintech Serviços de Tecnologia, uma de suas representantes, e sobre possíveis parcerias com outros negócios envolvidos em golpes, como a Braiscompany. 

- Publicidade -

Essa empresa é acusada de aplicar um golpe milionário nos investidores e colocou a culpa na Binance, empresa de Nazar. Em nota, conforme divulgado pelo Infomoney, a Binance disse que espera “que participem da CPI todas as exchanges e instituições financeiras que guardarem relação com o tema da comissão, e que essa seja uma oportunidade para disseminar as melhores práticas da Binance para outros players do setor, especialmente exchanges menores, alvos preferenciais de fraudes e golpes”. 

 

 

LEIA MAIS 
 
Nomeação de Zanin: quantos votos são necessários para aprovação no STF?

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress