O Domo de calor é um fenômeno que está na Argentina, mas há possibilidades de chegar ao Brasil nas próximas semanas. Uma área de pressão se formou no Centro e no Norte do país, e está causando um aumento de calor excessivo, não apenas na região, mas se estendendo para o Uruguai e Rio Grande do Sul. O fenômeno pode gerar efeitos prejudiciais à saúde.
Foi emitido um alerta vermelho pelo SMN (Serviço Meteorológico Nacional da Argentina). Na semana passada, as temperaturas chegaram a 43,9 graus, e na última terça-feira (30), os termômetros alcançaram mais de 40 graus. As previsões são de que as temperaturas se elevem nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM
Quando terminam as iscrições para o concurso público unificado?
Eleições 2024: É possível votar em outra cidade?
No Rio Grande do Sul, as temperaturas também serão impactadas. Na próxima semana, na metade Oeste do estado, os termômetros devem alcançar 39 graus, e na fronteira Oeste deve chegar à marca de 40 graus.
O que é domo de calor?
O domo de calor é uma área de temperaturas altas que está causando alerta na população. O fenômeno meteorológico causa um aumento fora do normal nas temperaturas de uma região. A RMetS (Royal Meteorological Society), explica que esse bloqueio atmosférico ocorre quando uma área de alta pressão permanece na mesma região durante dias ou semanas, o que deixa o ar quente na parte mais baixa, e impede a passagem de frentes frias.
O fenômeno pode ser comparado com o efeito de uma panela tampada. A massa de ar quente está presa em uma zona específica, e além de impedir a chegada da chuva, quanto mais tempo ficar no local, maior a temperatura será.
O domo também está diretamente relacionado com as ondas de calor. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ele pode ser definido como um período de calor excessivo, no qual a temperatura média está no mínimo 5 graus acima do que o previsto para a época.
Esse fenômeno possui efeitos prejudiciais à saúde como desidratação, além de trazer riscos de incêndios florestais, problemas de calor e seca. E está deixando várias regiões da América do Sul em alerta vermelho.
*Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA MAIS
Que horas começa a Prova do Anjo no BBB 24? Dinâmica acontece neste sábado