13 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que é o “Portal do Inferno” na Sibéria?

Cratera localizada na remota República de Sakha é um dos fenômenos naturais mais alarmantes dos últimos tempos

Portal do Inferno (Foto: Nasa)

Um estudo conduzido por cientistas alemães e russos sobre o “Portal do Inferno“, como ficou conhecida a cratera de Batagaika, revelou um crescimento surpreendentemente rápido.

Localizada na remota República de Sakha, a depressão termocrástica de Batagaika é um dos fenômenos naturais mais notáveis e alarmantes observados recentemente.

O que é o portal do inferno na Sibéria?

Descoberta em 1991, esse portal se desenvolve em uma área onde o permafrost, uma camada permanentemente congelada de gelo, rocha e sedimentos, existe há cerca de 650 mil anos.

O desmoronamento de uma encosta nas terras altas de Yana deu origem à formação da cratera, que agora se estende por quase um quilômetro.

O degelo do permafrost na região de Yakutia, ao norte de Yakutsk, não apenas amplia fisicamente a cratera, mas também desencadeia uma série de reações ambientais e climáticas preocupantes.

LEIA TAMBÉM

Que horas começa a reunião sobre a greve do Metrô de SP?

- Publicidade -

Quem são os donos do ‘Supermercados BH’? 

Crescimento rápido

Estudos indicam que a parede da encosta está recuando aproximadamente 12 metros a cada ano, um ritmo consideravelmente acelerado que evidencia a gravidade do aquecimento global.

Pesquisadores da Universidade Estatal de Lomonosov e do Instituto Melnikov para o Permafrost utilizaram modelos geológicos 3D em suas análises, revelando que a cratera está se aprofundando e alargando rapidamente.

- Publicidade -

Desde 2014, a cratera cresceu mais de 200 metros, atingindo uma largura impressionante de 990 metros.

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress