O youtuber Ronaldo Souza, conhecido como “Gato Galactico”, se envolveu em uma polêmica nesta quinta-feira (27). Isso porque ele divulgou no X, antigo Twitter, uma foto onde aparece bebendo um copo de leite cru. Na legenda da publicação, o influenciador ainda escreveu: “Podemos descriminalizar o leite cru também? Não faz o menor sentido ser ilegal”. Nas redes sociais, o gesto foi interpretado como uma referência à supremacia branca entre os norte-americanos. Mas, afinal, o que significa beber leite cru nos EUA?
O que significa beber leite cru nos EUA?
Nos Estados Unidos, o copo de leite e o leite cru são símbolos usados por supremacistas brancos. Ele é considerado um “apito de cachorro”, ou seja, um termo utilizado para se referir a mensagens ou discursos com conotações racistas, xenofóbicas ou discriminatórias que são sutis ou codificadas.
LEIA TAMBÉM
mposto da carne vai aumentar? Entenda taxação
Biden vai desistir das eleições nos EUA?
Geralmente, “apitos de cachorro” servem para que integrantes de grupos supremacistas e neonazistas se comuniquem entre si de uma maneira que, para quem desconhece o significado, é inofensiva.
A publicação do Gato Galactico foi feita logo após o STF (Supremo Tribunal Federal) descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, assunto que ganhou repercussão nesta semana.
Nos comentários do post, os internautas apontaram outros elementos de Ronaldo que poderia ser um apito de cachorro. Como a resposta do influencer a um seguidor: “Não sei se em um organismo normal é capaz de dar algum mal estar”.
Acontece que, segundo o escritor Ale Santos, “as teorias supremacistas do século XX defendiam que negros tinham intolerância a lactose e que o leite era um símbolo da pureza e dos valores elevados dos arianos”.
Nesta sexta-feira (28), Ronaldo voltou a usar o X para se pronunciar sobre o assunto.
Ontem, fui alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neo-nazistas.
Por aqui, defendemos a paz e em nome dela e do bem-estar da minha família, que está sendo afetada por essa situação, e de qualquer pessoa que possa ter se sentido ofendida, irei remover a publicação. No meu canal, temos um compromisso diário com a mensagem que é transmitida a todos que nos acompanham e em hipótese alguma permitirei a disseminação de informações falsas.
Agradeço ao carinho e compreensão de todos.
disse Ronaldo.
LEIA MAIS