Neste domingo (22), o oitavo grupo de brasileiras que desejavam retornar do Oriente Médio ao Brasil, com apoio do Governo Federal, decolou de Tel Aviv, Israel. A bordo do avião KC-30 da FAB (Força Aérea Brasileira) estão 209 passageiros e nove animais domésticos.
A expectativa é de que a aeronave chegue ao Aeroporto do Galeão nesta segunda-feira (23). “Os passageiros que têm como destino final o Galeão vão desembarcar no Terminal 2. Os demais serão encaminhados para o Salão Nobre do aeroporto”, informa o governo em nota.
O primeiro voo de repatriação de brasileiros foi feito no dia 10 deste mês. Com o oitavo embarque, o total de passageiros transportados chega a 1.410 brasileiros e o de pets (animais de estimação), a 53.
LEIA TAMBÉM
Eleições na Argentina: Eleitores votam neste domingo
Lula veta tese do marco temporal em lei aprovada pelo Congresso
No último dia 7, o governo federal formou um gabinete para responder à crise geopolítica que se agravou na região da Faixa de Gaza, território disputado por Israel e Palestina. As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel) e no Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionadas, e as autoridades brasileiras lançaram um formulário online para ajudar a identificar nacionais em situação de dificuldade. Durante o processo de repatriação para o Brasil, têm tido prioridade brasileiros sem passagens de retorno ao país, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças.
A Força Aérea Brasileira destinou quatro aeronaves para realizar os voos da região para o Brasil e outros, de suporte humanitário, incluindo um avião presidencial. O governo federal também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
A representação brasileira em Ramala também providenciou a retirada de brasileiros das regiões com maior tensão, hospedou 26 pessoas em casas e apartamentos próximos à fronteira e ofereceu suporte psicológico, alimentação e medicamentos. O governo agora busca dialogar com as partes envolvidas no conflito para resgatar brasileiros por meio de uma abertura na passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. O avião VC-2, da Presidência da República, está no Cairo, no Egito, esperando para ser acionado.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS
Caso Joaquim: padrasto é condenado a 40 anos de prisão pelo crime