12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Oito famílias continuam fora de casa após alagamentos

Prefeitura monitora 24 famílias; desde o início das chuvas, 98 famílias tiveram que procurar assistência

Em Pouso Alegre, no Sul de Minas, seis famílias continuam desalojadas e uma permanece desabrigada devido às fortes chuvas que têm caído sobre a cidade. Ainda, um casal foi encaminhado temporariamente para o abrigo municipal.

Segundo a Prefeitura de Pouso Alegre, outras 24 famílias estão sendo monitoradas pela Secretaria de Políticas Sociais. A pasta divulgou balanço da situação desde o início do período chuvoso e apontou que 290 moradores, o equivalente a 98 famílias, precisaram de assistência da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM

Ufla: pesquisa permite regulamentação do quejjo de casca florida

Chuvas intensas castigam várias cidades no Sul de Minas

“A gente já providenciou licitação para alimentação e aquisição de colchonetes, cobertores, roupa de cama, toalha de banho, para montar a estrutura de um abrigo, caso houvesse a necessidade. Nós tivemos nove famílias socorridas, totalizando 33 pessoas. Hoje nós estamos apenas com duas famílias, uma já está se organizando, nós estamos providenciando o caminhão para apoiá-la com a mudança, para retornar para a residência hoje, nós vamos ficar só com uma família”, destacou Marcela Nascimento, secretária de Políticas Sociais de Pouso Alegre.

NÍVEL DOS RIOS

A Prefeitura de Pouso Alegre também segue monitorando o nível dos rios no município. De acordo com a gestão, o rio Mandu está com 3,30 metros a mais que o normal. Nessa terça-feira (10) a medição apontou 3,20 metros acima do nível considerado normal.

Já o rio Sapucaí está 2,80 metros acima do nível normal. Nessa terça-feira (10), o rio tinha 2,75 metros acima do leito normal. Ainda, em Santa Rita do Sapucaí, a cerca de 30 km de Pouso Alegre, o rio Sapucaí que também atravessa a cidade, está com 3,24 metros a mais.

- Publicidade -

SÃO SEBASTIÃO DA BELA VISTA

Outro município vizinho a Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista (MG), também está sendo castigado pelas chuvas. De acordo com a Defesa Civil, a rua Mandi, localizada no bairro Paraíso dos Pescadores, completou 10 dias alagada nesta quarta-feira (11).

A Defesa Civil de São Sebastião da Bela Vista informou que duas famílias estão abrigadas em casas de amigos e parentes desde o final do ano passado.

Ainda, o rio Sapucaí que também passa pela cidade, está com o nível acima do normal e invadiu casas. Segundo a Prefeitura de São Sebastião da Bela Vista, foi necessário decretar estado de emergência no município sul mineiro.

DESABRIGADO OU DESALOJADO?

Quando ocorrem situações de risco ou desastres, a Defesa Civil divulga o número de desabrigados e desalojados. Apesar de parecidos, os termos têm diferença. Confira:

- Publicidade -

– Desalojada: pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo poder público.

– Desabrigada: pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo governo.

LEIA MAIS

Poços de Caldas continua vacinação contra meningite

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress