Ainda que a passagem de uma frente fria pelo oceano tenha amenizado as temperaturas na última quarta-feira (15), a onda de calor que castiga o país deve atingir seu pico máximo entre quinta (16) e sexta-feira (17). Com isso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ainda mantém em 15 estados e no Distrito Federal, o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média.
De acordo com o Climatempo, a frente fria desta quarta, puxou a umidade da Amazônia pela região central, fazendo com que os termômetros ficassem um pouco abaixo do que foi registrado nesta semana. Mesmo assim, as temperaturas devem continuar elevadas na maior parte do país, com as capitais do Sudeste e Centro-Oeste sendo as mais afetadas pela onda de calor.
Em São Paulo, por exemplo, ainda que exista uma expectativa de chuva no período da tarde, a máxima pode chegar a 38 ºC. Já em Cuiabá e Goiânia, as máximas devem alcançar, respectivamente, os 43 ºC e 38 ºC.
LEIA TAMBÉM
Veja dicas de como amenizar o calor dentro do quarto
Lula defende Dino após “dama do tráfico” participar de reuniões no Ministério da Justiça
ESTADO EM ALERTA
Alagoas
Bahia
Ceará
Goiás
Maranhão
Minas Gerais
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
QUANDO AS TEMPERATURAS CAEM EM SÃO PAULO?
No estado de São Paulo, a onda de calor deve dar uma trégua no final de semana, com a chegada de uma nova frente fria. A diferença das máximas de sexta para domingo (19) deve passar dos 10 graus. Além disso, há previsão de fortes chuvas, com risco de temporais para a região metropolitana.
LEIA MAIS
ONU aprova resolução e pede pausa humanitária na guerra em Gaza