Na manhã desta quarta-feira (26), foi deflagrada a operação Sinergismo pelo Ministério Público e pela Polícia Militar contra um esquema para redução das penas dos detentos do presídio de Guaranésia/Guaxupé (MG).
A operação investiga a falsificação e o comércio de certificados do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para redução da pena por estudo.
De acordo com informações do MP, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva nas cidades de Guaxupé e Muzambinho (MG).
Conforme o MP, os envolvidos podem responder por crimes de associação criminosa. Participam dos trabalhos um Promotor de Justiça e 22 policiais militares, sob uso de oito viaturas.
LEIA TAMBÉM
Condenados quatro dos cinco acusados de agredir jovem até a morte
Definidos os grupos do Pousão e da Caldense no Mineiro 2023
Sistema da Unifei vai monitorar níveis dos rios a baixo custo
OPERAÇÃO SINERGISMO
O significado da palavra Sinergismo transmite a ideia de “trabalhar junto”. A doutrina entende que de alguma forma o homem coopera na obra da salvação, assim, a regeneração não depende exclusivamente da obra soberana de Deus, mas também da vontade humana.
Para o Sinergismo, não basta Deus querer salvar o pecador, mas o pecador também precisa querer ser salvo. Ainda que Deus queira salvar o homem, se o homem não quiser ser salvo, no final prevalecerá a vontade do homem, e Deus respeitará a sua escolha.
É a comunhão de energia de Deus com o homem para a salvação. Assim, Céu e Terra se unem em comunhão de energias para reta e eficiente Justiça e execução penal.
LEIA MAIS
Cinco acusados de agredir jovem até a morte vão a júri popular